Páginas

18 de mai. de 2010

Greve dos educadores de Governador Valadares chega ao fim após 30 dias


Os educadores da rede pública municipal de Governador Valadares decidiram, em assembleia na última segunda-feira (17/5) encerrar a greve, iniciada havia 34 dias. Eles voltaram ao trabalho nesta terça-feira (18/5).

A prefeitura, liderada por Elisa Costa (PT), garantiu que vai reintegrar, imediatamente, os demitidos no período de greve. A administração também se comprometeu a não cortar o ponto dos trabalhadores. Tanto o sindicato quanto município vão desistir das ações judiciais que moviam.

A principal reivindicação dos grevistas é a revogação da Instrução Normativa nº1, que aumenta a carga horária de 18 para 22 horas, mas sem compensações financeiras. Segundo o presidente do SINSEM-GV, José Carlos Maia, o trato ainda prevê que seja criado o Conselho Municipal de Educação. O objetivo é estender à sociedade o debate sobre a Escola de Tempo Integral, implantada a partir da Instrução Normativa nº 1.

Grupo de trabalho vai rever Instrução Normativa

De acordo com José Carlos Maia, será formado um Grupo de Trabalho (GT), com a mesma quantidade de representantes dos trabalhadores e da administração municipal. O GT vai elaborar uma alternativa à Instrução Normativa nº1 e contará com a representação, inclusive, da CTB.

O presidente do SINSEM-GV avaliou que os trabalhadores foram vitoriosos no processo de greve e de negociação. Até que haja uma alternativa de consenso, os educadores vão cumprir a Instrução Normativa nº 01.

O Sindicato divulgou nota, em que agradece a solidariedade dos servidores e reforça o apoio à Escola de Tempo Integral, desde que haja um amplo processo de discussão com trabalhadores e a sociedade. Ele agradeceu a Gilson Reis, presidente da CTB Minas, que ajudou a costurar o acordo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário