Marieta Carneiro dos Santos recebeu uma homenagem pela Câmara Municipal, mas militantes partidários não concordaram e enviaram pedido de esclarecimento a casa legislativa.
Na última sexta-feira (17/11), a presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Poços de Caldas (Sindserv) e diretora da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) Minas, Marieta Carneiro dos Santos recebeu uma homenagem da Câmara Municipal para o Dia Nacional da Consicência Negra. Entretanto, para sua surpresa, militantes do partido político Psol não concordaram com o ato e enviaram pedido de esclarecimento a casa legislativa. A CTB Minas repudia a ação sofrida pela líder sindical.
"Foi enviado a Câmara uma carta pedindo explicações por terem me escolhido para receber a homenagem. Fui discriminada por minha cor, raça e militância. O país enfrenta um momento tão delicado em que exige uma unidade de forças, recebo essa carta com muita tristeza e a certeza de sofrer segregação racial", disse Marieta Carneiro dos Santos.
Para a líder sindical, a homenagem significa a valorização de suas ações como militante sindical, que reivindica os direitos dos negros e atua em diversos movimentos sociais em prol de uma sociedade mais justa.
Em um trecho do pedido de esclarecimento, o partido questiona os motivos que levaram a Câmara a escolher a líder sindical e não um homemnegro comum, que mesmo não promovendo a cultura africana, luta diariamente para viver.
A presidenta do Sindserv divulgou também uma nota em que ser lamentável a publicação racista, preconceituosa e discriminatória feita a ela.
Abaixo estão as cartas na íntegra:
Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil
Assessoria de Comunicação (31) 3271-6673E-mail: imprensactbminas@gmail.com
Curta a fan page facebook.com/ctb.minas
Nenhum comentário:
Postar um comentário