Páginas

20 de fev. de 2019

Secretaria dos Aposentados reúne-se na CTB-MG


A Secretaria de Previdência, Aposentados e Pensionistas da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, seção Minas Gerais, reuniu-se nessa terça-feira (20), na sede da CTB-MG, em Belo Horizonte, para discutir a atual conjuntura política do país.

O principal assunto que dominou os debates foi a reforma da previdência. O consenso entre os sindicalistas é de que a medida fará com que nenhum trabalhador consiga se aposentar com dignidade.

Para enfrentar esse debate, uma das propostas discutidas durante o encontro foi a de pressionar os deputados federais nas suas respectivas bases eleitorais. Os sindicalistas avaliaram a possibilidade de mobilizar as suas respectivas sedes localizadas no interior do Estado.

A proposta é agir assim que a proposta for apresentada pelo governo Bolsonaro. “Nós já estamos mobilizados e trabalhando em várias frentes”, disse uma das diretoras da secretaria, Antonieta Shirlene.

Outro assunto abordado durante a reunião foi a necessidade de se repensar a política sindical. De acordo com os sindicalistas, o movimento perdeu parte da sua capacidade de mobilização.

O diretor da secretaria, Carlos Magno, relembrou as manifestações de 2013 que culminaram com o impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

“Naquela época, as manifestantes impediram que os sindicatos e as centrais levantassem bandeiras de partidos. A partir dali, a extrema direita infiltrou-se nas manifestações”, lembrou ele.

Magno pediu ainda força e união dos sindicatos filiados à CTB-MG para enfrentar o cenário político adverso. Ele citou, como exemplo, as centrais sindicais argentinas que conseguiram, recentemente, barrar a reforma da previdência proposta pelo governo Macri.

Participaram da reunião os seguintes sindicatos: Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Sinpro-MG), Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Minas Gerais (SAAEMG), Sindicato dos Vigilantes de Minas Gerais e o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo de Minas Gerais (Sitramico-MG).



Nenhum comentário:

Postar um comentário