1 de nov. de 2017

Lideranças se reúnem para o lançamento do Fórum Estadual das Mulheres das Centrais Sindicais

Fórum tem como objetivo potencializar pautas femininas com uma linguagem própria.






Na última sexta-feira (27/10), lideranças de diversas entidades sindicais, movimentos sociais e autoridades participaram do lançamento oficial do Fórum das Mulheres das Centrais Sindicais na sede da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) Minas, em Belo Horizonte. O foco do Fórum é potencializar as pautas femininas em uma linguagem própria, unificando o diálogo com movimentos que se identifiquem.





A diretora nacional da CTB, Celina Alves iniciou o evento com um breve histórico do Fórum. “Esse Fórum foi criado no início do governo de Dilma Rousseff, com o intuito de conseguir uma reunião com a ex-presidenta. “Desde então defendemos pautas femininas que visam nossa valorização, respeito, empoderamento e tantos outros temas atuais”, explicou.




Em seguida, foram abertos falas para as lideranças presentes. A secretária da mulher trabalhadora da CTB Minas, Alaíde Lúcia analisou a realidade feminina. “Que façamos uma reflexão e possamos estar unidas para partir para o enfrentamento, ou queremos voltar a ser belas, recatadas e do lar? A mulher tem que estar presente onde ela quiser, onde achar necessário, afinal somos a metade da população e parimos a outra metade. Exigimos respeito”, disse.




Para a secretária adjunta de mulheres da CTB Minas, Terezinha Avelar, é necessário unir forças. “Esse é um momento decisivo de unificar nossas pautas de luta para o enfrentamento de tantos retrocessos e só aglutinando nossas forças poderemos romper e avançar nas nossas conquistas”, afirmou.




A presidenta da CTB Minas, Valéria Morato, falou sobre as dificuldades femininas. “A história oficial é opressora. Constrói dia a dia a desigualdade que nós, mulheres, sentimos na pele. Do íntimo da casa à representação pública, somos marcadas por papéis impostos, que tanto servem à lógica do capital, em que a emancipação de nossos corpos e mentes é ameaça constante. Mas, existe uma outra história em que há subversão, resistência e desejo em construir uma outra sociedade de igualdades. E nessa caminhada, são várias as trincheiras de luta. Por isso, hoje, é com enorme alegria e orgulho que estamos aqui na instituição desse Fórum das mulheres das centrais. Esse Fórum pode ser um instrumento sensível e combativo nessa trincheira contra o patriarcado e em defesa dos direitos das mulheres”, discursou.




A atriz mineira Iolene de Stáfano declamou o discurso feito há mais de 100 anos pela primeira ministra Alexandra Kollontai as trabalhadoras da União Soviética. “É um discurso que retrata a realidade feminina. Como por exemplo no trecho: ‘a lei equipara a mulher em direitos, mas a realidade ainda não a libertou: as operárias e camponesas continuam sujeitas ao trabalho doméstico como escravas da própria família’”, disse a atriz.






Ao final, foi marcada a próxima reunião do Fórum Estadual das Mulheres das Centrais Sindicais para terça-feira (07/11), na sede da Força Sindical, em Belo Horizonte.



Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil
Assessoria de Comunicação (31) 3271-6673
E-mail: imprensactbminas@gmail.com
Curta a fan page facebook.com/ctb.minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário