22 de mar. de 2010

Acordo entre Sindicato dos Metalúrgicos e empresas garante 1.000 contratações


Um acordo assinado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Betim, Igarapé e Bicas no dia 18/03, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), vai garantir 1.000 contratações na Fiat Automóveis e na Powertrain – fabricante de motores que pertence ao grupo italiano e opera nos galpões da montadora – até maio. As admissões visam possibilitar à Fiat aumentar sua produção média diária de 2.925 para 3.115 carros – acréscimo de 6,5%.


As contratações vinham sendo reivindicadas pelo Sindicato desde meados do ano passado, com a retomada das vendas da indústria automobilística, após o anúncio das medidas de incentivo ao consumo - redução das alíquotas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e aumento da oferta de crédito - tomadas pelo governo federal. Antes disso, de outubro de 2008 a março de 2009, somente a Fiat havia demitido 1.596 trabalhadores que, na ocasião, somavam pelo menos um ano de casa, cujas rescisões contratuais devem necessariamente ser homologadas pelo Sindicato. Mesmo com as demissões, a fabricante italiana registrou o melhor primeiro semestre de sua história em vendas no ano passado.

“Isso fez com que os trabalhadores que permaneceram empregados passassem a produzir muito mais, o que levou a um aumento do risco de acidentes e doenças do trabalho e à subtração do tempo para a qualificação profissional e o convívio familiar”, explica Marcelino da Rocha, presidente do Sindicato.

INSUFICIENTE
Para Rocha, as contratações anunciadas pela Fiat e Powertrain são “importantes para reduzir a carga de trabalho dos atuais contratados, mas insuficientes diante do número de desligados em 2009”. “Por isso, vamos continuar insistindo na necessidade de novas admissões, não apenas nas empresas da planta da Fiat, mas, também, nas fornecedoras de autopeças, cujo ritmo de trabalho acompanha o da montadora”, afirmou após a assinatura do acordo.

A situação registrada na Fiat, em Betim, reflete o quadro verificado em toda a indústria automobilística no país. Segundo balanço divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) no último dia 4, em fevereiro, a produção de veículos aumentou 23,9% quando comparada ao mesmo mês do ano passado. No mesmo intervalo, o número de contratados cresceu apenas 1,85%.

PLR

Um termo aditivo ao acordo assinado nesta quinta-feira também assegurou aos trabalhadores demitidos pela Fiat e Powertrain entre os dias 1º de janeiro e 28 de junho do ano passado o pagamento de Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) proporcional aos dias trabalhados no período.

Com isso, um total de 1.687 demitidos até 28 de junho serão beneficiados pelo pagamento proporcional. O valor a que cada trabalhador terá direito será calculado com base na razão de 1/12 por mês trabalhado, desde que o número de dias trabalhados no mês não seja inferior a 15.
 
Redação: Alexandre Magalhães
Foto: Vander Brás

Nenhum comentário:

Postar um comentário