11 de jun. de 2010

Anvisa deve avaliar capina química em Uberaba

A polêmica envolvendo a capina química praticada pela Prefeitura de Uberaba será encaminhada à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A decisão é da 1ª Promotoria de Justiça de Uberaba, e saiu no dia 25 de maio.

Uma audiência na Promotoria de Justiça de Meio Ambiente na cidade aconteceu, a pedido do funcionário público municipal Marcelo Campos. Ele também havia entrado com uma representação contra a prefeitura.


Segundo a ata da reunião, a prefeitura de Uberaba justifica o uso da capina para conter os focos de dengue. A administração municipal alega que “devido ao grande crescimento do setor da construção civil, o município não consegue contratar mão de obra para fazer a capina manual”.

No mesmo documento, o Promotor de Justiça Titular, Carlos Alberto Valera, desmente a informação de que teria autorizado a capina química pela prefeitura de Uberaba, conforme publicou um noticiário local, no dia 3 de maio de 2010.


Ao participar de reunião com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Infraestrutura e a Vigilância Sanitária Estadual, o promotor teria sido comunicado que a capina seria realizada excepcionalmente, pelo prazo de 120 dias.

Capina química exige intenso controle segundo Anvisa

Em nota técnica, divulgada no dia 15 de janeiro de 2010, a Anvisa afirma que os produtos utilizados em capina química são perigosos, e sua utilização, mesmo em área rural, “deve ser feita sob intenso controle”, com o isolamento da área de aplicação.

Segundo Marcelo Campos, o isolamento, especialmente de passeios públicos, não estaria acontecendo em Uberaba.  Ele mesmo enviou fotos para o blog da CTB Minas, para comprovar que a capina ocorre sem nenhum tipo de isolamento. Crianças e animais também circulam livremente, o que configura risco de contaminação de residências.

O funcionário público ainda avaliou que a audiência na 1ª Promotoria de Justiça de Uberaba não resolveu o problema de fato, apesar de ter colocado em xeque a capina no município. “Ela penas transferiu o problema para a Anvisa. Enquanto isso, a população fica ingerindo veneno” declarou.


O diretor da CTB, Marcos Gennari, informou que já é construída uma articulação com os demais sindicatos de Uberaba e região, além dos Movimentos Sociais e entidades de defesa do meio ambiente. O objetivo é somar forças para mobilizar a população, articulando uma Ação Civil Pública contra o municio de Uberaba. O Secretário de Meio Ambiente da CTB Minas, Marco Eliel, acompanha todo esse processo.

Redação: Verônica Pimenta/Jornalista da CTB Minas

2 comentários:

  1. Marcelo Campos20 junho, 2010

    Sr Marco Eliel, com tanta gente envolvida no processo onde esta resultado da capina quimica Uberaba(ação civil publica)
    Atenciosamente
    Marcelo Campos
    ctb Uberaba

    ResponderExcluir
  2. Caro Marcelo;

    A CTB Minas, por meio da Diretoria de Meio Ambiente e Desenvolvimento, tem se posicionado publicamente contra a capina química, por considerá-la um procedimento que põe em risco a saúde das pessoas e o meio ambiente. A CTB Minas, junto com outras entidades de interesse público e de representação dos trabalhadores e trabalhadoras, vai acionar a Anvisa e tem feito o principal, que é a articulação política unitária. Isso lava um tempo próprio; todo o trâmite burocrático precisa ser respeitado. Antes de formalmente entrarmos em contato com Agência, precisamos consolidar a unidade com as demais entidades, a fim de que tenhammos sucesso na futura Ação Civil Pública contra o município de Uberaba.

    Obrigado pelo engajamento nesta luta.

    Atenciosamente;
    Marco Eliel - Diretor de Meio Ambiente e Desenvolvimento.

    ResponderExcluir