30 de jul. de 2010

Encontro Nossa América está mais representativo

Por: João Batista da Silveira, Diretor Secretário da FITEE e Diretor Tesoureiro do SAAEMG


Como trabalhador no ensino privado e um dos três representantes da FITEE – Federação Interestadual dos trabalhadores em Estabelecimento de Ensino, participei do III Encontro Sindical Nossa América, que ocorreu em Caracas, Venezuela nos dias 21, 22 e 23 de julho de 2010. Comparando com o II ESNA, ocorrido em São Paulo no ano passado, do qual também tive o privilégio de participar, este foi muito mais representativo. Com presença de delegação de 28 paises da América Latina e Caribe, contando inclusive com delegados do movimento sindical norte americano e contando com os aproximadamente 200 companheiros venezuelanos, conforme estimativas estiveram presentes 500 delegados.


 Objetivando a unidade dos trabalhadores da América Latina e Caribe o Encontro Sindical Nossa América tem sido uma ferramenta importante na qualificação da luta contra o neoliberalismo. E este é o tom das discussões que são travadas em todos os painéis e plenárias realizadas. Na plenária final, quando foi aprovado o documento final, esteve presente o Presidente da República Bolivariana da Venezuela, o comandante Hugo Chavez.

Além de participar do III ESNA, os trabalhadores da educação aproveitando a presença das delegações, reuniram-se com o senhor Valentin, responsável pela Secretaria de Educação da Federação sindical Mundial-FSM. Momento importante intermediado pela Flatec – Federação Latina Americana de Educação e Cultura. Momento muito importante, onde foi discutida a unidade e a melhor forma de organização dos trabalhadores deste ramo de atividade na América Latina e Caribe.

Junto a este singelo comentário coloco a disposição a Lei Orgânica de Educação da Venezuela, documento distribuído durante a realização do seminário promovido pela Flatec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário