22 de set. de 2010

Trabalhadores rurais derrotam 5ª tentativa de “rachar” categoria no Triângulo Mineiro


Trabalhadores rurais barraram, pela quinta vez, a tentativa de dividir a categoria no Triângulo Mineiro. Os opositores ao projeto foram maioria na assembléia convocada para o último domingo (19/09), na cidade de Limeira do Oeste.

A reunião teria sido convocada pela entidade que se intitula “Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Triângulo Mineiro”. A entidade não possui reconhecimento legal, e precisa da assembléia para regularizar seu registro no Ministério do Trabalho.

A CTB Minas e os Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STR) da região garantiram a presença de 120 lideranças. Diante da maioria que se opôs à iniciativa de rachar a categoria, a coordenadora Ana Rita da Silva, anunciou o cancelamento da Assembleia:



Diante do cancelamento, os trabalhadores rurais realizaram uma plenária, e registraram Boletim de Ocorrência. Conforme o edital do Diário Oficial da União nº 173, o objetivo da asembleia seria discutir a “dissociação da categoria laboral dos agricultores”. Marcos Gennari, diretor da Regional Triângulo CTB Minas, acredita que propor um novo sindicato é “desonesto”.

“Querem explorar os trabalhadores articulando a divisão da classe a serviço de interesses financeiros, patronais e de alguns políticos”, avalia Gennari. Em vídeo, Ana Rita da Silva minimiza a necessidade de consultar os trabalhadores quanto à proposta de criar uma nova categoria. Ela diz que a assembléia seria realizada “entre aspas”:

 

“Nossa categoria fica à mercê de algumas pessoas com segundas intenções, devido à falta de política definitiva para o desenvolvimento da agricultura familiar”, avalia Nirley Aparecido da Silva Costa, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Limeira do Oeste. De acordo com o sindicalista, boa parte dos trabalhadores na assembléia eram acampados, e foram atraídos como massa de manobra.

Nirley Aparecido da Silva Costa ainda destacou que os reflexos de uma eventual divisão dos trabalhadores rurais pode causar danos inestimáveis, pois todas as conquistas da categoria vêm acontecendo por meio da união dos trabalhadores. “Um racha poderia enfraquecer ainda mais o nosso movimento”, completa.


Redação: Verônica Pimenta/Jornalista CTB Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário