3 de nov. de 2010

Greve dos servidores de Unaí completa 26 dias

Os servidores municipais de Unaí, no noroeste mineiro,  completaram 26 dias de greve hoje. Os trabalhadores denunciam que o prefeito, Antério Mânica (PSDB), não está respeitando o direito de reajuste previsto em leis complementares conhecidas como "Lei de Responsabilidade Fiscal" e "Estatuto Servidor Municipal". Com base em outras leis, o sindicato da categoria também argumenta que deveria haver Plano de Cargos e Carreira dos Professores Municipais, além do adicional por insalubridade para alguns setores.


Os trabalhadores não tiveram reajuste nesse ano. Eles reivindicam o percentual mínimo de 5,22%, ou a  reposição salarial pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Os servidores ainda exigem a  progressão de carreiras, além da promoção. A Lei Municipal Lei 2.080 garante que  servidores com mais de 3 anos de casa tenham a progressão,  depois de passarem por uma avaliação de desempenho e rendimento.


 Diante da insensibilidade do prefeito Antério Mânica, a tentativa agora é dialogar com os vereadores de Unaí.  O Sindicato dos Servidores Municipais Ativos e Inativos ainda pretende acionar a Justiça do Trabalho. A CTB acompanha todo o processo.


Fotografias: Sindicato dos Servidores Municipais Ativos e Inativos de Unaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário