19 de abr. de 2011

Nova direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim reafirma compromisso com “Agenda da Classe Trabalhadora”

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Betim, Alexandre Magalhães

“Quero aqui reafirmar o nosso compromisso com a luta por redução da jornada de trabalho sem redução de salários, pela extinção do Fator Previdenciário e por uma política macroeconômica que priorize o desenvolvimento com distribuição de renda”, afirmou João Alves de Almeida, funcionário da Fiat Automóveis há 31 anos, minutos após ser empossado presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim, Igarapé e São Joaquim de Bicas. A cerimônia de posse foi realizada no último sábado e contou com a presença de cerca de 600 convidados, entre familiares, trabalhadores da categoria, lideranças sindicais da região e de outros estados, membros do Judiciário e autoridades municipais, além da prefeita de Betim, Maria do Carmo Lara (PT), e do deputado estadual Carlin Moura (PCdoB).

Além do compromisso com a defesa das bandeiras inscritas na “Agenda da Classe Trabalhadora”, aprovada em junho passado, durante o “2º Encontro Nacional das Classes Trabalhadoras”, em São Paulo (SP), o novo presidente do Sindicato destacou a necessidade de equiparar os salários nas diversas regiões que concentram metalúrgicos no país e combater o excesso de horas extras praticadas na região, a fim de “interromper o genocídio a que assistimos hoje nas fábricas”. Atualmente, a carga e o ritmo de trabalho, ao lado das diferenças salariais, têm sido apontados pela categoria como alguns dos principais problemas enfrentados na região.



Ao lembrar que, em 2011, o Sindicato dos Metalúrgicos de Betim completa seu 35º aniversário, a prefeita de Betim, Maria do Carmo Lara, saudou a luta dos antigos e atuais dirigentes pela melhoria das condições de trabalho e o esforço feito em favor da qualificação profissional de jovens e adultos do município e prometeu apoiar a nova diretoria. “É nosso compromisso trabalhar pelo fortalecimento deste Sindicato”, disse.

Dos 40 metalúrgicos que tomaram posse, 14 vão exercer o mandato sindical pela primeira vez – maior renovação registrada em vários anos.

Futura sede

Durante a solenidade, foi apresentado ao público o projeto da futura sede do Sindicato. Encarregado da apresentação, o arquiteto Gustavo Penna, idealizador da proposta, disse que ao projetar o prédio imaginou “um espaço transparente e integrado, uma vez que a ação sindical objetiva o fazer coletivo”. “O prédio tem a missão de fazer um gesto de congregação. A janela frontal é grande porque quer dizer que ali caberão as reivindicações da categoria, e o prédio é límpido porque o Sindicato não precisa esconder nada, ao contrário tem orgulho de sua missão”, acrescentou.


João Alves de Almeida, novo presidente do Sindicato

Vale lembrar que, antes mesmo de a construção ser iniciada, o projeto desenvolvido por Penna em parceria com o também arquiteto Ricardo Gomes foi premiado pela seção mineira do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) na categoria “conjunto da obra”, ao lado de dois outros trabalhos do escritório da dupla. “Fazer um trabalho deste para uma entidade que luta pelo trabalhador é uma honra para mim e para toda a minha equipe”, discursou Penna ao receber a condecoração, em dezembro passado. Realizada anualmente, a “Premiação de Arquitetura”, única no gênero voltada para arquitetos e urbanistas de Minas Gerais, chegou à sua 12ª edição em 2010, quando foram avaliados 64 trabalhos.

Atualmente, o projeto da futura sede se encontra em fase de aprovação junto à Prefeitura de Betim. A etapa seguinte será dedicada à elaboração de projetos complementares (sondagem, fundação, estrutura, elétrico, hidráulico, luminotecnia, ventilação, caixilharia, visualização e paisagismo) que, depois de concluídos, darão origem ao projeto executivo, última etapa a ser cumprida antes da execução da obra.

Um comentário:

  1. PARABÉNS À NOVA DIRETORIA DO SINDICATO E QUE CONTINUE NA LUTA PELA DIGNIDADE DO TRABALHADOR E TBAJUDE A FORTALECER A CTB.
    UM ABRAÇÃO FRATERNO A TODOS.
    Messis Simão Telecesqui - dietordo SINPRO MG

    ResponderExcluir