15 de set. de 2011

Início Internacional


BH recebe Conferência Pan-Americana organizada pela UIS-Transportes

14/09/2011 . A União Internacional dos Sindicatos dos Trabalhadores dos Transportes (UIS-Transportes) irá promover, entre os dias 21 e 23 de setembro, em Belo Horizonte (MG), a Conferência Pan-Americana de Sindicatos de Trabalhadores em Transported, com o objetivo de debater a situação da categoria que compõe esse setor e a forma como a crise econômica mundial interfere em seus direitos.

Para o secretário-geral da UIS-Transporte, Wagner Fajardo, o evento em Belo Horizonte dará continuidade à Conferência internacional realizada no último mês de fevereiro, no Chipre, ocasião em que os sindicalistas do setor já expuseram as dificuldades enfrentadas em seus países, bem como a forma como a crise econômica vinha afetando-os.

“Desta vez, em Minas Gerais, iremos aprofundar a discussão sobre a crise e suas consequências para os trabalhadores do setor, colocando na pauta a importância da luta contra a privatização e contra o desmonte dos direitos trabalhistas”, afirmou Fajardo, que também é dirigente nacional da CTB.

Diante do cenário internacional conturbado, o Fajardo lembrou que a Conferência de BH receberá companheiros vindos dos Estados Unidos, imbuídos da responsabilidade de apresentar um cenário mais próximo de como a crise vem afetando a realidade dos norte-americanos. “Sabemos que em Nova York, por exemplo, está ocorrendo neste momento uma campanha salarial difícil entre os trabalhadores do metrô, inclusive com risco de greve”, comentou.

O dirigente afirmou também que os companheiros do Brasil apresentarão um relato real do que acontece no setor de transporte no país. “Infelizmente o viés neoliberal ainda permanece, mesmo sob a presidência de Dilma, com nenhum investimento público, tudo privado”, lamentou, antes de adiantar ao Portal CTB que a UIS-Transported irá se somar aos companheiros sindicalistas de todo o mundo em 3 de outubro, data definida pela Federação Sindical Mundial (FSM) neste ano como o Dia Internacional de Luta.


Apoio da CTB

A direção nacional da CTB, por intermédio do presidente Wagner Gomes e do secretário adjunto de Relações Internacionais, João Batista Lemos, enviou um documento a diversos sindicatos estimulando sua participação na Conferência Pan-Americana.

O documento ratifica o apoio da CTB ao evento, no esforço de fortalecer a FSM e as direções das UIS de diferentes setores. “Acreditamos que a presença e a participação de uma delegação de sua entidade seja muito importante, pois a realidade de nossos companheiros de outros países nos permite compreender melhor as dificuldades que a atual conjuntura impõe aos trabalhadores de todo o mundo”, diz o texto.

“Além disso, entendemos que é fundamental o estabelecimento de uma agenda internacional dos trabalhadores em transporte, no sentido de combater as estratégias do capital, que além de reduzir nossos direitos trabalhistas e previdenciários, querem também promover a privatização e todas as suas variantes”, insiste o documento.

Até o momento, já estão confirmadas delegações de mais de dez países. Para maiores informações: info@tui-transport.org Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou tui-t@tui-transport.org Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Fonte: site; portalctb.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário