20 de jan. de 2012

Ação do sindicato impede redução dos salários dos coveiros e vigias de Uberaba


O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU) conquistou importante benefício para os funcionários dos cemitérios da cidade, uma gratificação de 40%. Nos últimos meses, dirigentes do sindicato fizeram uma verdadeira romaria até a prefeitura para por fim ao drama vivido pelos servidores dos cemitérios.
Desde a década de 1980, estes funcionários recebiam a gratificação sobre os salários, mas durante levantamentos recentes descobriu-se que não existia base legal para o índice de 40%. A equipe técnica que trabalhou nos levantamentos, então, opinou pela redução para 20%, máximo permitido para o salário insalubridade.
Segundo o presidente do SSPMU, Luís Carlos dos Santos, o sindicato reivindicou ao governo uma saída legal para não reduzir o salário dos servidores.
“Após uma série de reuniões e avaliações entre sindicato e governo, chegou-se à alternativa de se conceder, também, o adicional por penosidade de 25%, que é destinado aos servidores que exercem trabalho insalubre”, informa Luís Carlos. O problema, segundo ele, é que a legislação não tinha sido regulamentada.
O decreto que regulamenta a lei, publicado no Porta-Voz, jornal oficial do município, permite que os servidores dos cemitérios que trabalham em sepultamentos e vigilância tenham acesso ao adicional por penosidade. “É uma questão de justiça humana e social”, disse o presidente do sindicato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário