8 de ago. de 2012

Termina nesta quarta o prazo para quem está fora do domicílio eleitoral tirar 2ª via do título


Os eleitores têm até esta quarta-feira (8) para requerer a segunda via do título fora de seu domicílio eleitoral. Ao fazer a solicitação, o cidadão deve informar o local onde pretende receber o documento. As eleições municipais ocorrerão nos dias 7 e 28 de outubro - primeiro e segundo turnos, respectivamente - em mais de 5.500 municípios brasileiros.
Para obter a segunda via, o eleitor que não esteja na cidade onde vota deve ir até um cartório eleitoral  com a carteira de identidade ou o documento emitido pelos órgãos profissionais. Se não tiver o documento, pode apresentar as certidões de nascimento ou casamento. A segunda via é grátis e sai na hora. O novo documento não exclui a obrigatoriedade do voto no domicílio de origem.
Pelos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há 15.351 candidatos a prefeito, 15.491 a vice-prefeito e 442.179 a vereador em todo o País. Em 81 municípios, com mais de 200 mil eleitores, pode haver segundo turno no dia 28 de outubro.
No total, são cerca de 140 mil eleitores cadastrados em todo o País para as eleições municipais de outubro. A previsão do TSE é que 252 mil eleitores que moram no exterior justifiquem a ausência na votação, pois não terão condições de comparecer às zonas eleitorais.
Fonte: Portal UOL. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário