26 de nov. de 2012

Ex-deputado Sérgio Miranda morre em Brasília


O ex-deputado federal Sérgio Miranda morreu na madrugada desta segunda-feira (26) em Brasília, vítima de câncer no pâncreas. O velório e o enterro serão na Capital Federal, na manhã desta terça-feira (27).
Em depoimento na rede social Facebook, a deputada Federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) lamentou a morte do ex-deputado. “É com muita tristeza que o país registra a perda desse grande companheiro. Sérgio deixou as fileiras do partido, mas nunca deixou de ser um guerreiro, lutador e afetuoso amigo de todos nós. Tem sua história revolucionária umbilicalmente ligada à história do nosso partido dos piores momentos de restrição de liberdade e risco de vida para os militantes comunistas. Riscou este país de norte a sul construindo nossa organização e faleceu acreditando no Brasil. Perdemos um verdadeiro brasileiro”.
Atualmente, Sérgio Miranda trabalhava na Fundação Alberto Pasqualini. Também foi presidente do Partido Democrático Trabalhista PDT) em Belo Horizonte. Militante comunista, foi filiado ao Partido Comunista do Brasil por 43 anos, até se desligar em setembro de 2005.
Professor e jornalista, Sérgio Miranda nasceu em Belém (PA). Foi deputado federal por Minas Gerais por quatro mandatos (1993 a 2006) e chegou a ser indicado como um dos mais influentes da Câmara pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Destacou-se principalmente pelo seu trabalho nas áreas orçamentária, previdenciária, sociais e trabalhistas.
Em 2008, concorreu à Prefeitura de Belo Horizonte. Foi vereador em Belo Horizonte, entre 1988 e 1992, e assumiu como deputado após renúncia de Célio de Castro (PSB), que se tornou vice-prefeito da Capital mineira.
Durante sua jornada, Miranda militou contra a ditadura e tinha atuação forte na área do orçamento. Como deputado federal atuou na CPI das Fraudes do INSS, na investigação do assassinato dos fiscais do Ministério do Trabalho, além de ter participado da missão oficial à China em 2000. Trabalhou principalmente nas áreas orçamentária, previdência, direitos sociais e trabalhistas. Como vereador, foi autor da lei da meia-entrada para estudantes em Belo Horizonte.
Em 10 de maio deste ano, Sérgio Miranda participou da inauguração da nova sede da CTB Minas (foto).



Nenhum comentário:

Postar um comentário