18 de abr. de 2013

Câmara aprova isonomia salarial para os guardas municipais de Uberaba


A Câmara de Vereadores de Uberaba aprovou, na última segunda-feira (15), por unanimidade, o projeto de lei de autoria do Executivo municipal que permite a isonomia salarial dos guardas municipais do município.
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU), Luís Carlos dos Santos, comemorou a aprovação do projeto. “Esta reivindicação esteve nas nossas pautas de 2010, 2011, 2012 e agora, de 2013. Finalmente, com apenas 100 dias do novo governo, estamos comemorando um final feliz”, afirmou.
Ao todo, 75 guardas municipais recebem salário menor do que os vencimentos da maioria – contratada no governo passado através de concurso. “São trabalhadores que exercem as mesmas funções, correm os mesmos riscos, estão sujeitos aos mesmos deveres. Portanto, precisam ter os mesmos direitos”, acrescentou Luís Carlos.
Apenas um dos GMs terá que passar por readequação, que deve durar seis meses, pois sua escolaridade não atendeu às exigências legais. “Mas vamos ficar atentos e ajudar no que for necessário”, disse o presidente do SSPMU.
Súmulas
O presidente do SSPMU fez questão de lembrar, também, que o Sindicato ainda está comemorando outra vitória muito importante, o fim do uso das súmulas vinculantes do Supremo Tribunal Federal (STF), que permitem a soma de benefícios ao salário-base para efeito de calcular reajustes dos servidores.
Quase 4 mil funcionários da Prefeitura de Uberaba recebiam salário-base abaixo do mínimo nacional. Os salários de março, recebidos no início de abril de 2013, já vieram sem o uso das súmulas.
Vigilância
Luís Carlos dos Santos ressalta, por outro lado, que não haverá acomodação. Observa que a pauta tem várias outras reivindicações e que a diretoria do sindicato permanece vigilante e insistente no que se refere a cada pedido dos servidores.
“Queremos melhorar os salários de todos os servidores municipais, o tíquete-alimentação, uma área de lazer para os trabalhadores, um plano de saúde condizente com a realidade dos companheiros, melhores condições de trabalho e concurso público”, enumerou.
Fonte: SSPMU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário