14 de mai. de 2013

Sindicato dos Metalúrgicos de Betim promove seminário para qualificação de cipeiros


O Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região, por meio do seu Departamento de Saúde do Trabalhador, promoverá nesta quarta-feira (15), às 9 horas, o “Seminário de Cipeiros 2013: Prevenção, a responsabilidade é de todos”. O vento será no Clube do Sesi-Betim (Rua Bela Vista, 220, bairro Chácara, em Betim).
Além de sindicalistas, trabalhadores de base e cipeiros de diversas fábricas, o seminário contará com a participação de representantes do Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Justiça do Trabalho, INSS, Vigilância Sanitária, dentre outros interessados no tema.
Durante a programação, serão realizadas seis palestras, seguidas de debates entre os participantes.
“Este seminário tem como objetivo conscientizar e qualificar os cipeiros para as ações do cotidiano nas fábricas, sobretudo aquelas voltadas para a prevenção de doenças e acidentes de trabalho, além de estimular a promoção da saúde e segurança dos trabalhadores nos ambientes de trabalho”, antecipa o diretor de Saúde do Sindicato, Rogério Djalma de Oliveira.

Confira a programação do evento:

- 8h às 8h30: Credenciamento.

- 8h30: Café. 

- 9h: Abertura do seminário.

- 9h30: Palestra I – “Os acidentes e adoecimentos entre os metalúrgicos da base de Betim e Região, em Minas Gerais e no Brasil; as preocupações do Sindicato com o tema e o papel do Departamento de Saúde neste contexto", com Diego Domingos, técnico de Segurança do Trabalho do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região.

- 10h10: Palestra II – “O que é, como funciona e o papel da Vigilância Sanitária no contexto da saúde e segurança no ambiente de trabalho”, com Magda Helena Reis, gerente de estabelecimento de saúde na Vigilância Sanitária de Betim.

- 10h50: Palestra III – “Direitos e interesses difusos, coletivos, individuais e homogêneos relacionados ao meio ambiente de trabalho, higiene, saúde e segurança dos trabalhadores; função e representação ao Ministério Público do Trabalho”, com Antônio Carlos Oliveira Pereira, procurador do Ministério Público do Trabalho da 3ª Região.

- 11h30: Debate.

- 12h: Almoço.

- 13h30: Palestra IV – “A Previdência Social e os reflexos dos acidentes e adoecimentos no trabalho; os gastos da Previdência Social e as ações regressivas", com Clarice Bastos Barbosa, gerente executiva do INSS em Contagem

- 14h10: Palestra V – “As Normas Regulamentadoras (em especial a NR-5); o papel do Ministério do Trabalho e Emprego e as fiscalizações”, com Ricardo Ferreira Deusdará, auditor fiscal na área de Saúde e Segurança do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais.

- 14h50: Palestra VI – “Direitos e deveres dos cipeiros; estabilidade para exercício de sua função e responsabilidade cível”,com Maurílio Brasil, juiz fedral do Trabalho Titular da 6ª Vara do Trabalho de Betim.

- 15h30: Debate.

- 16h: Encerramento.

- 16h10: Café.  

Fonte: Departamento de Imprensa Sindbet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário