25 de jun. de 2013

Secretaria de Juventude da CTB divulga programação do 2º Encontro Nacional, que será realizado em Belo Horizonte neste final de semana

Na próxima sexta-feira (28), jovens trabalhadores cetebistas de todo o País estarão reunidos em Belo Horizonte para participar do 2º Encontro Nacional da Juventude. O encontro, que se estende até domingo (30), acontece no Centro de Formação da Federação de Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg).
Sob o lema “Unir a juventude que trabalha e estuda à luta sindical”, o encontro pretende discutir os principais temas ligados à atual conjuntura política, econômica, sindical e social do Brasil, a partir do viés da juventude trabalhadora, tanto do campo como das grandes cidades do País.
Com o objetivo de orientar os debates e aprofundar a discussão acerca da realidade dos jovens trabalhadores a secretaria da Juventude da CTB publicou o texto-base do encontro e a programação.
O secretário de Juventude da CTB, Paulo Vinícius, destaca que a agenda do Encontro está alinhada às principais demandas do movimento estudantil. “A juventude trabalhadora do País estuda. Temos que ampliar essa a capacidade do sindicalismo de diálogo com os jovens de todas as regiões do Brasil”, defende.
Programação:
Local: Centro de Formação da Fetaemg.
Dia 28/6 – sexta
- 12h: Chegada e acolhida.
- 16h: Abertura.
- 16h15: Ato Político com Wagner Gomes, presidente da CTB; Alberto Broch, presidente da Contag; Vilson Silva, presidente da Fetaemg; Virgínia Barros, presidenta da UNE; Luana Bonone; presidenta da ANPG; Lúcia Stumpf, representante da União Brasileira de Mulheres e da Coordenação dos Movimentos Sociais; Batista Lemos, vice-presidente da Federação Sindical Mundial; Ângela Guimarães, vice-presidenta do Conselho Nacional de Juventude; Assis Melo, deputado federal (PCdoB/RS); e Gilson Reis, vereador de Belo Horizonte e presidente do Sinpro-MG. Coordenação: Paulo Vinícius, secretário Nacional de Juventude da CTB, e Gilda Almeida, presidenta do Centro de Estudos Sindicais.
- 17h: Debate – “Brasil: a luta pelo desenvolvimento, os(as) trabalhadores(as) e da juventude”. Debatedores: Roberto Amaral, vice-presidente do PSB;
André Tokarski, presidente da União da Juventude Socialista; Carla Bueno, representante do Levante Popular da Juventude; e Paulo Vinícius, secretário de Juventude da CTB. Coordenação: Dorenice Flor, secretária-geral da Contag.
- 20h: Jantar e atividade cultural – sarau musical.
Dia 29/6 – sábado
- 9h: Debate – “Um passo adiante na organização da Juventude da CTB: Organização Nacional e Ramos”. Debatedores: Adilson Araújo, presidente da CTB-BA; Vítor Espinoza, secretário de Juventude da CTB-RS; Vilson da Silva, presidente da Fetaemg; Nivaldo Santana, vice-presidente da CTB; Aline Lima, Núcleo da CTB na Apeoesp; Marcelino Rocha, presidente da CTB Minas e da  Fitmetal. Coordenação: Rosi Santos, representante do Sindicato dos Bancários de Sergipe.
- 12h: Almoço.
- 14h: Grupos de trabalho de articulação por ramos: O objetivo é apontar diretivas e unificar a articulação em ramos fundamentais de trabalho da juventude da CTB. O relatório será encaminhado à Secretaria Nacional para subsidiar os trabalhos após o 3º Congresso.
a) Metalúrgicos: Todson, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Carlos Barbosa-RS;
b) Educação: Wallace Melo (Sinpro-PE), Aline Lima (Núcleo da CTB na Apeoesp) e Edson (Contee);
c) Rurais: Maria Alves de Souza (Fetaemg), Luciana Oliveira (Fetag-BA) e Josiane (Fetag-RS);
d) Bancários: CTB Ramo Financeiro e Luíza Bezerra (Coletivo da Juventude Trabalhadora do RS e BB);
e) Comerciários: Vítor Espinoza (Fecosul) e Alfredo Nascimento (Sindicomerciários de Salvador);
f) Correios: Federação dos Correios e Adroaldo Negreiros.
g) Servidores Públicos: Igor Pereira (Coletivo de Juventude da CTB-RS) e José Gonçalves (CTB-PB).
Atenção: poderá haver outros grupos mediante proposta dos ramos à Secretaria nacional de Juventude.
- 16h: Intervalo.
- 16h30: Grupos de trabalho por temática: O objetivo é apontar diretivas para o trabalho da juventude da CTB em temas importantes. O relatório será encaminhado à Secretaria Nacional para subsidiar os trabalhos após o 3º Congresso.
a) A juventude trabalhadora e o empoderamento das mulheres na luta sindical. Debatedores: Carolina Barbosa, advogada e militante da UBM e Elvira Madeira (bancária - CTB-CE);
b) Estágio e ingresso no mundo do Trabalho. Debatedor: Wallace Melo (Sinpro-PE);
c) Juventude da CTB e participação no ESNA, FSM e CCSCS (apresentação). Debatedor: Paulo Vinícius;
d) Jovens trabalhadores(as) e políticas públicas de juventude. Debatedores: Vítor Espinoza e Thiago Santana (vereador de Betim);
e) Trabalho decente, precarização e terceirização. Debatedores: Igor Pereira (Fasubra) e Severino Silva (CTB-PB);
f) A juventude adoecida no trabalho e a organização sindical. Debatedores: Alfredo Nascimento (Comerciários de Salvador) e Sérgio Silva (CTB-GO);
g) Estratégia da ampliação da filiação sindical e do envolvimento da juventude nos Sindicatos. Debatedores: representante do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias e Juliana Matias (Fetaemg);
h) Inovar na comunicação com a Juventude Trabalhadora. Debatedores: Kerison Lopes, representante do Fora do Eixo MG, e Eudo Raffael (CTB-AC).
- 18h: Intervalo.
- 18h30: Debate - Educação, trabalho e formação profissional: por uma agenda de jovens trabalhadores(as) e estudantes. Debatedores: Manuela Braga, presidenta da Ubes; Madalena Guasco, coordenadora geral da Contee;
Jackson Bezerra; presidente do Sinpro-PE; e Paulo Vinícius, secretário nacional de Juventude da CTB.
- 18h30: Debate: Impulsionar o protagonismo da juventude rural da CTB na luta pela sucessão e o desenvolvimento rural. Debatedores: Maria Alves de Souza, representante da Fetaemg e do Coletivo Nacional de Juventude da CTB); Dorenice Flor, secretária-geral da Contag; Sérgio de Miranda, diretor de Política Agrícola e Agrária da CTB; e Cláudio Bastos, presidente da Fetag-BA.
Coordenação: Vítor Espinoza.
- 21h: Jantar e atividade cultural – música ao vivo com ritmos variados.
Dia 30/6 – domingo
- 9h: Apresentação do documento final e eleição do Coletivo Nacional da Juventude da CTB.
- 11h: Encerramento e almoço.

Fonte: Portal CTB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário