20 de set. de 2013

Todo apoio à greve nacional dos bancários

A direção da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) vem a público manifestar seu total apoio à greve nacional dos bancários e suas justas reivindicações.
É inaceitável que os bancos, o setor mais lucrativo da economia brasileira, pela mais absoluta ganância e intransigência, endureçam as negociações, ignorando as reivindicações de seus trabalhadores, que, por sinal, incluem a redução dos juros e tarifas.
Levantamento do Banco Central revela que no Brasil os juros cobrados pelas maiores organizações financeiras chegam a 224% ao ano. Os números provam que condições financeiras os bancos têm, de sobra, para atender a pauta dos bancários.
Somente os seis maiores bancos tiveram lucro líquido de R$ 29,6 bilhões no primeiro semestre, alcançando a maior rentabilidade do sistema financeiro internacional, graças principalmente ao aumento da produtividade dos bancários.
Portanto, não aceitamos a atitude dos banqueiros de negar aumento real para reduzir custos. Nada seria mais justo que distribuir parte desse lucro para os trabalhadores, os maiores responsáveis pelos resultados, garantindo também
aumento real de salários e valorização dos pisos, bem como melhores condições de trabalho, com o fim do assédio moral e das metas abusivas, que tem adoecido milhares de bancários em todo País.
Somente em 2012 foram afastados 21.144 funcionários por adoecimento, sendo 25,7% por transtornos mentais, o que comprova o estresse a que é submetida a categoria, na pressão pela obtenção de metas. Além dos constantes riscos de assalto a que são submetidos.
Entendemos que só teremos um país melhor, com geração de renda e valorização do trabalho, com um programa nacional de desenvolvimento.
Para a CTB é necessário fazer crescer o rendimento da classe trabalhadora e ampliar os seus direitos. Ampliando assim, o número de empregos e a renda dos trabalhadores, que poderão ter uma melhor qualidade de vida, fazendo girar a roda da economia, em favor da sociedade. Nosso total apoio à greve nacional dos bancários!
Direção da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil

Fonte: Portal CTB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário