5 de nov. de 2013

Novembro azul: campanha alerta sobre o câncer de próstata

Depois do “Outubro Rosa”, campanha mundial contra o câncer de mama realizada em outubro, neste mês está sendo promovido em diversos países o “Novembro Azul”, para alertar sobre o câncer de próstata.
A campanha tem o objetivo de alertar os homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e de conscientizá-los sobre a necessidade de se submeter a exames preventivos.
Para chamar a atenção da população, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em parceria com Instituto Lado a Lado pela Vida, iluminaram pontos turísticos em várias cidades e estão distribuindo panfletos explicativos sobre a doença.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no ano passado, foram identificados mais de 60 mil novos casos de câncer de próstata. O instituto considera câncer de próstata uma doença da terceira idade, porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos.
De acordo com Eduardo Ribeiro, uro-oncologista do Hospital Santa Lúcia, em Brasília, os homens estão mais conscientes, “não tanto quanto as mulheres, que vão ao ginecologista desde adolescentes, mas a gente não vê mais tanta resistência”, contou.
Glândula
A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. O câncer pode ser descoberto inicialmente com um toque retal, medida que enfrenta a resistência de muitos homens, combinado com o resultado de um exame no sangue.
Se detectado o tumor, só a biópsia é capaz de confirmar a presença de um câncer. Segundo a SBU, quando descoberto no início, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis. De acordo com Ribeiro, pessoas que têm casos de câncer de próstata na família, obesas e negras têm mais risco de desenvolver a doença.
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando 10% do total de cânceres. A taxa de incidência do câncer de próstata é seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.
Na fase inicial, o câncer da próstata não costuma apresentar sintomas. Quando surgem são parecidos com os do crescimento benigno da próstata: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase avançada, a doença pode provocar dor nos ossos, problemas para urinar e, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
O tratamento vai depender do estágio da doença, e pode ser feito com cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal e algumas vezes apenas observação médica.
As ações do Novembro Azul preveem, além de uma iluminação azul em pontos turísticos, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e o Congresso Nacional, em Brasília, a distribuição de panfletos em estádios de futebol durante o Campeonato Brasileiro.
A SBU vai entregar uma lista de sugestões aos parlamentares, entre elas a criação de centros de Referência em Saúde do Homem, para melhorar seu acesso ao SUS, assim como acontece com as mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário