11 de set. de 2014

Dilma cresce, Marina estabiliza e Aécio afunda, mostra Datafolha

candidatos presidente-2014
Pesquisa do Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (11), mostra que Dilma cresceu 1 ponto percentual e obteve 36% das preferências dos entrevistados, no levantamento realizado na terça (9) e quarta (10), ouvindo 10.568 pessoas. Em segundo lugar, Marina Silva apresentou queda de 1 ponto percentual e apareceu com 33%. Já o candidato do PSDB, Aécio Neves patina com 15% das escolhas, mesmo subindo igualmente 1 ponto percentual.
 
A pesquisa também sondou um eventual segundo turno no qual Marina e Dilma aparecem em empate técnico. A candidata do PSB caiu 1 ponto percentual e aparece com 47%, enquanto a candidata do PT subiu 2 pontos e obteve 43% das preferências. Na simulação entre uma das duas candidatas e Aécio, o tucano mineiro perderia de ambas.
 
Entre os eleitores mais pobres, que ganham até 2 salários mínimos, Dilma aparece com 47% das preferências contra 29% de Marina e 10% de Aécio. Já entre os mais ricos, que têm vencimentos superiores a 10 salários mínimos, o quadro se inverte, Marina Silva lidera com 32%, seguida por Aécio com 31% e Dilma vem em terceiro com 26% dos votos. A presidenta Dilma vence nas regiões Sul, Nordeste e Norte, já Marina vence no Sudeste e Centro-oeste.
 
JN-Datafolha-pesquisa-setembro-2014
 
No levantamento feito sobre o índice de rejeição dos candidatos, Dilma lidera com 33% dos pesquisados, enquanto Marina apareceu com 18% e Aécio se mantém com 23%.
 
Pelos resultados da pesquisa, neste momento, duas mulheres têm a preferência do eleitorado pela primeira vez na história do Brasil. Caminho aberto em 2010, quando foi eleita a primeira presidenta.
 

Por Marcos Aurélio Ruy – Portal CTB

Nenhum comentário:

Postar um comentário