9 de set. de 2014

Encontro de Gerações reforça necessidade de maior integração entre jovens e terceira do meio rural





Termina nesta terça-feira (09/09), no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte, o 1º Encontro de Gerações do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Minas Gerais. O evento, promovido pela Fetaemg, reúne cerca de 400 jovens e pessoas da terceira idade de todas as regiões do Estado com o objetivo de debater sobre ações que vão de encontro às necessidades dos jovens e da terceira idade do meio rural. “Esperamos que os trabalhadores e trabalhadoras rurais possam trazer para esse encontro as demandas de suas comunidades. Nós também queremos reavaliar as ações que foram definidas no 9º Congresso da Fetaemg, com a perspectiva de construir junto com os trabalhadores novas diretrizes, que vão desde ações regionais nos Polos até ações nas microrregionais para atender diretamente os trabalhadores que estão nas bases,” explica a diretora de Políticas Sociais da Fetaemg, Maria Alves.

Durante dois dias do encontro, a programação é bastante diversificada e conta com a participação da secretária de Terceira Idade da Contag, Lúcia Moura e também da secretária de Jovens Trabalhadores Rurais/Contag, Mazé Morais, além de profissionais das áreas de saúde, educação, psicologia e de direitos da criança, dos jovens e da terceira idade. Serão apresentados e debatidos temas relacionados à proteção infanto-juvenil, direitos do idoso, educação do campo e qualidade de vida e saúde preventiva, por exemplo.

A secretária de Terceira Idade da Contag, Lúcia Moura, ressalta que a iniciativa da Fetaemg em realizar esse encontro de gerações mostra a necessidade de integrar as duas gerações. “Hoje nós temos alguns dados mostrando que em torno de 53% das residências têm a colaboração financeira das pessoas da terceira idade e nesses espaços estão também os jovens. Então é importante dialogar com essas duas gerações.” Moura diz ainda que é preciso também colocar em pauta a questão da violência contra o idoso.

A secretária de Jovens Trabalhadores Rurais da Contag, Mazé Morais, reforça que é muito importante integrar o diálogo entre as duas gerações que têm um papel muito significativo dentro do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, e aponta como desafio colocar em prática o estatuto da juventude e as deliberações congressuais do MSTTR. “Um encontro como esse ajuda a estreitar o nosso diálogo com os jovens e com as pessoas da terceira idade, além de fortalecer as ações do Movimento como um todo.”

Já a coordenadora da Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores Rurais da Fetaemg, Marilene Faustino, diz que um dos desafios continua sendo garantir o acesso dos jovens do meio rural às políticas públicas dos governos para que eles possam permanecer no campo. “Por isso é importante iniciativas como essa que possam trabalhar a organização da juventude e da terceira idade, potencializando assim, as nossas ações.”

O encontro termina nesta terça-feira (09) e conta com a participação do presidente da Contag, Alberto Ercílio Broch. O evento será finalizado com a definição das diretrizes de trabalho para a terceira idade e jovens do meio rural.

Fonte: Fetaemg

Nenhum comentário:

Postar um comentário