3 de set. de 2014

Jornal do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim estreia novo projeto gráfico e editorial



Com um formato maior, uma proposta gráfica e editorial mais moderna e dinâmica e com novas seções, o “23 de Outubro”, informativo oficial do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região, começou a ser distribuído nas portarias das empresas da base da entidade nesta terça-feira (2).
Em formato tecnicamente conhecido como standard americano (tamanho da maioria dos principais jornais brasileiros), o novo projeto gráfico e editorial apresenta um visual mais colorido, com textos mais curtos e com maior espaço para fotos, imagens e ilustrações, além de infográficos (junção de textos menores com ilustrações explicativas).


“O objetivo, com estas mudanças, é levar informações para os metalúrgicos nas fábricas de uma maneira mais leve, de forma a contribuir para uma leitura mais fácil das matérias, sem, entretanto, perder de vista a necessária avaliação crítica dos assuntos, bem como nosso papel de não apenas informar, mas, sobretudo, formar a consciência dos trabalhadores”, ressalta o diretor de Imprensa do Sindicato, Vicente de Souza Filho.
As mudanças já começam na capa do jornal, com maior destaque à foto que ilustra a principal matéria do informativo, que na primeira edição após a mudança trata das negociações da Campanha Salarial Unificada e um texto curto, explicando como se deu a primeira reunião com os empresários.
Do ponto de vista editorial, na página 2, foi mantida a coluna “Palavra do Presidente”, espaço dedicado à opinião do Sindicato sobre temas relevantes para os trabalhadores e retomada a antiga coluna “Em Dia”, que traz notícias curtas sobre o dia-a-dia do País, com enfoque em temas relacionados a direitos, política, economia, educação, saúde, mundo do trabalho e outros.
Duas novidades nesta página são a coluna “Fique de Olho”, que tratará sempre um assunto de cunho nacional, com uma matéria com um viés político e analítico e também a seção “Somos Filiados”, com informações sobre a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e Federação Interestadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (Fitmetal), entidades às quais o Sindicato é filiado.
Na página 3, o destaque é a coluna “Por Dentro da Fábrica”, que é, na verdade, o desdobramento da matéria de capa, com enfoque exclusivamente informativo – as opiniões sobre o fato tratado estará na coluna “Fala Metalúrgico”, que dará voz a um diretor do Sindicato.
Na mesma página, o novo projeto gráfico traz a coluna “Linha de Produção”, com assuntos gerais de outras empresas. A ideia é não apenas divulgar, mas, sobretudo, valorizar a presença dos diretores do Sindicato dentro das fábricas.
As transformações mais profundas no novo leiaute do “23 de Outubro” estão na página 4, na qual a proposta é haver um revezamento em cada edição entre as colunas “Sua Saúde” (que trata de assuntos relacionados à segurança e saúde do trabalhador); “Seu Direito” (que trará informações acerca de direitos previstos em legislações) e “Sua Formação” (com temas relativos à formação sindical e política dos trabalhadores).
Haverá também colunas exclusivas para a sindicalização (“Orgulho de ser sócio”), para o Clube dos Metalúrgicos (“Este Clube é Nosso”) – espaço de lazer mantido pelo Sindicato para o lazer, cultura, esportes e descanso dos trabalhadores junto aos seus familiares - para o Centro de Atividades Técnicas do Trabalhador (CATT), com a seção “Formação Técnica e Profissional”. 
Além disso, está mantida a tradicional coluna “Giro pelas Fábricas”, que traz informações acerca de denúncias e reclamações dos trabalhadores sobre problemas nas fábricas, e a seção que trata do “Torneio de Futebol Operário Metalúrgico”, competição que é organizada anualmente pelo Sindicato junto aos metalúrgicos das fábricas.
Com veiculação quinzenal, atualmente o jornal tem tiragem de 20 mil exemplares, que são distribuídos nas portarias das fábricas nas regiões de Betim, Igarapé e São Joaquim de Bicas – bases de representação do Sindicato.

O nome “23 de Outubro” é uma alusão à primeira grande greve da categoria, ocorrida na Fiat Automóveis, em 1978, que gradativamente se espalhou para outras empresas.





Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário