3 de nov. de 2014

CTB conclama cetebistas a intensificar recadastramento no MTE

wagner gomes ok
“A CTB conclama os companheiros das estaduais para intensificarem o processo de filiação e recadastramento para que apresentemos o nosso percentual de crescimento no movimento sindical de 2014”, reforça Wagner Gomes, secretário-geral da CTB. Isso porque o prazo para que os sindicatos cetebistas enviem para a central os dados de novas filiações e façam o recadastramento com a atualização sobre o número de sindicalizados se encerra em 31 de dezembro. “É fundamental não deixar para a última hora, pois os trâmites burocráticos podem emperrar o processo", defende Wagner.

"Essa aferição é importante para a CTB avaliar seu real crescimento neste ano e assim planejar novas medidas para ampliar ainda mais o seu crescimento no movimento sindical e na sociedade”, acentua.

Isso ocorre porque desde a publicação da Portaria 326/2013, O MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) passou a exigir o uso de certificação digital no estágio final do recadastramento.  Os formulários para a atualização das informações estão no site do MTE (http://www3.mte.gov.br/cnes/default.asp). A verificação do índice de representatividade é realizada anualmente pelo MTE e apurada com base na quantidade de trabalhadores filiados aos sindicatos de cada central até o mês de dezembro. 

A aferição da representatividade é prevista pela Lei nº 11.648, de 2008, que reconhece legalmente as centrais sindicais como entidades de representação dos trabalhadores. “Confiamos na celeridade dos nossos companheiros cetebistas em realizar essa tarefa com a seriedade que ela exige. É com essa aferição que a CTB poderá saber o tamanho da sua representação de norte a sul do país”, revela Wagner Gomes.

Portal CTB

Nenhum comentário:

Postar um comentário