16 de ago. de 2017

Ato em Belo Horizonte conclama paz na Síria






A solidariedade e o pedido de paz na Síria ecoaram na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, na manhã desta terça (15), feriado na capital mineira. O Ato foi convocado pelo consulado da Síria e teve a presença de diversas entidades sociais e sindicais, como a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-MG) e o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela paz (Cebrapaz). Centenas de sírios refugiados, a comunidade árabe e lutadores pela paz chamaram atenção para os horrores da guerra que já dura seis anos. Balões brancos e vermelhos foram lançados ao céu  em uma programação exaltou a cultura síria.


A presidente da CTB-MG Valéria Morato acompanhou o ato e repudiou iniciativas de divisão dos povos e a cultura da guerra no mundo. Ela destaca também a importância do envolvimento mundial pelo fim da guerra.  “Só a união dos trabalhadores em escala mundial poderá encontrar o caminho para acabar com a barbárie imposta pelo capitalismo”, aponta Valéria.

A representante do Cebrapaz Antonieta Shirlene classificou o ato como bastante significativo. “Ataques imperialistas enfrentam a soberania dos países no mundo inteiro. Junto com Conselho Mundial da Paz, o Cebrapaz faz ações de mobilizações para chamar atenção da população para esses ataques imperialistas. O ato ontem convocado pelo cônsul sírio teve nosso pronto atendimento pela solidariedade ao povo sírio”, avalia Antonieta.


A guerra na Síria devasta o país. Mais de 400 mil pessoas já morreram, assassinadas por armas e bombas, um quarto delas mulheres e crianças.  Metade dos moradores se refugiaram em outros países, como o Brasil. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário