16 de ago. de 2017

Repúdio CTB-MG: Explosão na Gerdau mata dois operários e expõe irresponsabilidade na segurança dos trabalhadores



Dois trabalhadores morreram e outros dez ficaram feriados em explosão da usina da Gerdau, em Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais. A explosão ocorreu na manhã desta terça-feira (15/08). A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Minas Gerais (CTB-MG) demonstra sua fraterna solidariedade aos familiares das vítimas e manifesta o total repúdio a mais um crime que vitimiza pessoas em seus locais de trabalho. Em novembro do ano passado, três operários morreram na mesma usina. Segundo informações divulgadas pelo sindicato, com as mortes desta terça, foram 7 mortes na Gerdau Ouro Branco apenas nos últimos 12 meses.

Para a CTB-MG esses números expõem a grave situação de segurança e saúde do trabalhador na Gerdau. A empresa é uma das maiores companhias siderúrgicas do mundo, mas em nome do lucro coloca em risco a vida dos seus trabalhadores. “Acreditamos que não foi acidente, não foi ao acaso, porque quando morrem dois trabalhadores e a soma dos óbitos aumenta no local de trabalho demonstra que  não há segurança para se trabalhar. A Gerdau proporcionou um ambiente de risco de morte para seus trabalhadores e isso é muito grave”, repudia a presidenta da CTB-MG Valéria Morato.
   
Como resultado da ganância do lucro, da irresponsabilidade e da negligencia, vidas foram ceifadas mais uma vez. Denúncias de falta de manutenção e até os óbitos anteriores apontam que a explosão poderia ter sido evitada. A CTB-MG exige punição concreta aos responsáveis desse crime e o envolvimento do Ministério do Trabalho no caso.   

O assassinato da classe trabalhadora no Brasil tem que ser denunciado a exaustão. O nosso país é a quarta nação do mundo que mais registra acidentes durante atividades laborais, atrás apenas da China, Índia e Indonésia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário