21 de nov. de 2017

Presidenta do Sindicato de Poços de Caldas lança carta aberta após sofrer ato de segregação racial


Marieta Carneiro dos Santos recebeu  uma homenagem pela Câmara Municipal, mas militantes partidários não concordaram e enviaram pedido de esclarecimento a casa legislativa.



Na última sexta-feira (17/11), a presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Poços de Caldas (Sindserv) e diretora da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) Minas, Marieta Carneiro dos Santos recebeu uma homenagem da Câmara Municipal para o Dia Nacional da Consicência Negra. Entretanto, para sua surpresa, militantes do partido político Psol não concordaram com o ato e enviaram pedido de esclarecimento a casa legislativa. A CTB Minas repudia a ação sofrida pela líder sindical.

"Foi enviado a Câmara uma carta pedindo explicações por terem me escolhido para receber a homenagem. Fui discriminada por minha cor, raça e militância. O país enfrenta um momento tão delicado em que exige uma unidade de forças, recebo essa carta com muita tristeza e a certeza de sofrer segregação racial", disse Marieta Carneiro dos Santos.

Para a líder sindical, a homenagem significa a valorização de suas ações como militante sindical, que reivindica os direitos dos negros e atua em diversos movimentos sociais em prol de uma sociedade mais justa. 

Em um trecho do pedido de esclarecimento, o partido questiona os motivos que levaram a Câmara a escolher a líder sindical e não um homemnegro comum, que mesmo não promovendo a cultura africana, luta diariamente para viver.

A presidenta do Sindserv divulgou também uma nota em que ser lamentável a publicação racista, preconceituosa e discriminatória feita a ela.

Abaixo estão as cartas na íntegra:







Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil
Assessoria de Comunicação (31) 3271-6673
E-mail: imprensactbminas@gmail.com
Curta a fan page facebook.com/ctb.minas





Nenhum comentário:

Postar um comentário