20 de nov. de 2018

Neste 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o Secretário de Igualdade Racial da CTB-MG, José Luiz de Oliveira, chama os(as) companheiros(as) ctbistas a se unirem na luta por igualdades e melhores condições de salário e trabalho


Companheiras e companheiros ctbistas;

É preciso agir sempre, a todo momento: por melhores condições de vida e trabalho; por emprego e melhores salários; por habitação e o direito de ir vir, e a vida; por liberdades de expressão e devoções religiosas; por igualdade de direitos e contra toda forma de opressão e preconceitos.

A população negra e os povos no Brasil que lutam, todos os dias - contra preconceitos e por igualdade racial; por liberdade religiosa e cultural; por reconhecimento profissional de homens e mulheres e valorização dos salários; por empregos de qualidade e salários iguais para negros e brancos - fazem uma pausa no dia 20 de novembro de cada ano para refletir, conversar, cantar, dançar, marchar, protestar e celebrar Zumbi de Palmares. É o Dia da Consciência Negra. Neste dia, em todo o país, há celebrações em honra a Zumbi de Palmares e, populações param em feriados nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.

Em outros nove estados brasileiros, entre eles Minas Gerais, há municípios que discutiram e votaram leis estabelecendo feriados no Dia da Consciência Negra. Em Minas Gerais, no dia 20 de novembro é feriado nas seguintes cidades: Além Paraíba, Betim, Contagem, Coqueiral, Guarani, Ibiá, Itapecerica, Jacutinga, Montes Claros, Piraúba, Pouso Alegre, Rio Paranaíba, São Sebastião do Paraíso, Sapucaí-Mirim, Tombos, Uberaba, Uberlândia e Virgem da Lapa.

Nas demais cidades mineiras em que ainda não discutiu-se a adoção de feriado do Dia da Consciência Negra, as celebrações à Zumbi de Palmares e as reflexões em torno das lutas emancipatórias da população negra e empoderamento de homens e mulheres que lutam pelo fortalecimento da democracia ocorrem com a mesma garra e entusiasmo.

Companheira/companheiro ctbista, participe em sua cidade e/ou na cidade mais próxima das celebrações do Dia da Consciência Negra e, em todos os dias, das ações contra o preconceito e pela igualdade racial.

José Luiz de Oliveira

Secretário de Igualdade Racial da CTB-MG




Nenhum comentário:

Postar um comentário