29 de nov. de 2018

Sintemmd entra com ação de dissídio coletivo


O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Municipal de Divinópolis (Sintemmd) entrou com uma ação de dissídio coletivo para receber os salários que estão atrasados há dois meses. Enquanto isso, aproximadamente 1.800 profissionais entre professores(as), secretários(as) e auxiliares estão estado de greve. 

Após a manifestação de ontem na porta da Secretaria Municipal de Educação de Divinópolis, houve mais uma reunião do comando de greve com a administração. O governo se comprometeu a pagar os restantes dos salários referentes a setembro até amanhã (30/11).

Outro acordo firmado é que, ao final da greve, será composta uma comissão com representantes do Conselho Municipal de Educação, Conselho do Fundeb, Conselho da Alimentação Escolar, Secretaria Municipal de Educação (Semed), Sindicato e grevistas para elaborar os calendários de reposição das aulas.

A administração municipal se comprometeu de encaminhar também uma nova proposta antes da assembleia que acontecerá na próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, às 17h30, na Igreja Batista Central (Rua Pará, 270,  esquina com a Rua Pernambuco).

Até lá, a greve continua firme com a grande maioria das escolas paralisadas.

Entenda o caso

Sobre esta situação, o município apenas informa que o atraso se deve a falta de repasses estaduais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Diante disso, o Sintemmd oficializou, no dia 31 de outubro, junto à Secretaria Municipal da Fazenda, um pedido de explicação das movimentações financeiras da cidade.

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em Minas Gerais (CTB-MG) entende que os (as) professores(as) e os(as) alunos(as) da rede municipal de Divinópolis não podem ser prejudicados, seja pelo poder municipal ou estadual.

Nesse sentido, a CTB-MG não medirá esforços no apoio à categoria para que o problema seja resolvido o mais rápido possível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário