28 de jun. de 2019

Audiência Pública na Câmara dos Vereadores de Contagem debate a situação das águas no município

Na próxima terça-feira (02/07), a Câmara Municipal de Contagem – cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte – realiza uma Audiência Pública para debater o impacto do Plano Diretor nas bacias hidrográficas do município. A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em Minas Gerais (CTB-MG) aproveita para convocar a participação de todos neste debate que é de fundamental importância para Contagem e toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A CTB-MG tem acompanhado de perto o debate sobre a questão ambiental em Contagem.

Na última quinta-feira (27/06), por exemplo, o Secretário-Geral da Central, Gelson Alves da Silva, esteve no bairro Nacional, em Contagem, e debateu com vários líderes comunitários da região o Plano Diretor do município em defesa das nascentes do Bom Jesus e Várzea das Flores.

A preocupação dos moradores é preservar um dos principais sistemas de abastecimento de Contagem e região.

A represa Várzea das Flores, por exemplo, está situada entre os municípios de Betim de Contagem e é um dos cinco mananciais que compõe o sistema que abastece a Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

A represa é responsável pelo fornecimento de água na capital e nas cidades de Betim, Contagem, Esmeraldas, Ibirité, Lagoa Santa, Matozinhos, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, São José da Lapa e Vespasiano. Sua extensão é de 550 hectares e produz cerca de 1,4 mil litros de água por segundo/dia. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário