4 de set. de 2019

Fórum mineiro cria grupos de trabalho após governo Bolsonaro extinguir comissão de saúde dos trabalhadores(as)



O Fórum Sindical e Popular de Saúde e Segurança do Trabalhador e Trabalhadora de Minas Gerais (FSPSSTT-MG) reuniu-se nessa terça-feira, na sede da CTB-MG, em Belo Horizonte, com o objetivo de discutir a saúde dos trabalhadores após o governo Bolsonaro extinguir todas as Comissões Tripartites relacionadas à saúde e segurança no trabalho. 

Essas comissões eram constituídas por trabalhadores(as), governos e empresários e tinham como foco estabelecer ações de proteção, prevenção, assistência e recuperação da saúde do trabalhador.

“As comissões existiam para democratizar as ações do mundo do trabalho. Com a extinção, ela passa a ter caráter político, ou seja, não permite a discussão democrática e participativa. Acabou o controle social”, explica a coordenadora do Fórum de Saúde, Marta de Freitas.

Ao final da reunião do Fórum de Saúde (FSPSSTT-MG) na sede da CTB-MG, os participantes criaram quatro grupos de trabalho: Comunicação, Ações de Base, Previdência e Trabalho.

O primeiro grupo tem como objetivo discutir ações e formas de divulgação sobre saúde do trabalhador, a fim de atingir o maior número de pessoas de forma clara e objetiva.

O segundo grupo, o de Ações de Base, tem como objetivo aproximar-se cada vez mais dos trabalhadores.

Já o terceiro grupo, o da Previdência, visa atuar nas questões relativas à aposentadoria dos trabalhadores e do Programa de Revisão dos Benefícios por Incapacidade (PRBI).

No grupo Trabalho, o objetivo do fórum é abordar os adoecimentos em consequência de várias atividades laborais e também atuar diante de questões envolvendo o Trabalho Infantil.

A próxima reunião do Fórum será nesta quinta-feira (05/09), na sede da CTB-MG.
Comissões extintas
Entre as principais comissões e grupos de trabalhos extintos pela portaria nº 972, estão: Comissão Tripartite de Segurança e Saúde no Trabalho – CTSST, Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil – CONAETI, Comissão Nacional de Direito e Relações do Trabalho – CNDRT, Comissão de Colaboração com a Inspeção do Trabalho – CCIT, Comissão Permanente Nacional Rural – CPNR, Grupo de Estudo sobre Acidentes Motivados por Excesso de Jornada de Trabalho dos Motoristas de Transporte de Carga e de Passageiros, Grupo de Trabalho sobre Capacitação da Fiscalização para combate ao Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente Trabalhador, Grupo de Trabalho de Aperfeiçoamento do Sistema de Registro Eletrônico de Ponto – SREP e Grupo de Trabalho sobre a IN n.º 91 (Trabalho Escravo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário