Por: Gelson Alves, Secretário de Comunicação e Imprensa da CTB Minas
Entre os dias 24 e 29 de janeiro, participei mais uma vez do Curso Nacional de Formação de Formadores, uma parceria do CES (Centro de Estudos Sindicais) e CTB nacional. O evento aconteceu na cidade de Guarulhos, estado de São Paulo.

Tivemos diversas aulas, com temas que foram desde a análise de conjuntura, transformações do mundo do trabalho, história do movimento sindical, cultura, cinema, Planejamento Estratégico, o sindicalismo na América Latina, as concepções sindicais, dentre outros.
Já participei, várias vezes, de outras edições do Curso Nacional de Formação. Mas sempre tenho algo novo a aprender.
Desta vez, fui surpreendido ao compreender que existem maneiras mais fáceis de os sindicatos estabelecerem a comunicação com o trabalhador e trabalhadora.
A Internet e a fotografia, por exemplo, estão à disposição, mas temos que saber usar apropriadamente essas linguagens.

A Companhia do Latão é especializada em teatro pedagógico, espetáculos e experimentos artísticos engajados com a transformação da sociedade e da mente do espectador.
Como o professor Sérgio de Carvalho nos ensinou, o teatro nos apresenta várias formas de construir a experiência comunicativa. E precisamos estar atentos a elas.
A experiência da Companhia do Latão nos mostra que, ao nos comunicar com simplicidade, somos mais eficientes na tentativa de despertar o espectador para o que acontece com a realidade em que ele está envolvido.
Durante o Curso Nacional de Formação, eu os companheiros da CTB Minas discutimos bastante. Em uma das conversas com a nossa Secretária Geral, Rogerlan Augusta de Morais, observamos a importância do Planejamento Estratégico também na atividade sindical.
O Planejamento nos permite ampliar a ação do Movimento Sindical. Em outra conversa, desta vez com a nossa Secretária de Assuntos da Mulher, Michelle Faria, concluímos que há necessidade de uma análise mais conjuntural e crítica, do ponto de vista construtivo da realidade.
Outro debate muito interessante aconteceu com com os companheiros e companheiras trabalhadores rurais.

As muitas reflexões proporcionadas por esse Curso Nacional de Formação não param por aqui. Mas é preciso colocá-las em prática, transformando os nossos projetos em realidade.
Mãos à obra, companheiros e companheiras. Já estamos organizando o Planejamento Estratégico da CTB Minas.
Conheci agora o Blog e estão de parabéns.
ResponderExcluirIndico 3 blogs para conhecerem :
www.centrodeestudossindicais.wordpress.com
www.cebrapaznucleorio.wordpress.com
e o meu particular
www.marciacsilva.wordpress.com
Devemos tirar proveito ao máximo desta ferramenta para divulgarmos nossas idéias.
saudações aos camaradas
Márcia Silva ( RJ)
Companheiros aguardamos anciosos para o nosso encontro de formação em BH.
ResponderExcluir