1 de fev. de 2010

Sucesso marca 2º Curso Nacional para novos formadores da CTB

Augusto Petta,professor e Coordenador-Técnico do Centro de Estudos Sindicais-CES
Fonte: Portal CTB.



Oferecido pela bem sucedida e reconhecida parceria entre CTB e CES (Centro de Estudos Sindicais), o curso de formação sindical proporcionou, em 2009, a mais de 1.500 trabalhadores e trabalhadoras a oportunidade de fortalecer sua formação sindical. Já no inicio de 2010, com o objetivo de dar continuidade a esse trabalho que está sendo desenvolvido pelos Estados brasileiros, a parceria CES-CTB ofereceu um curso de formação voltado para novos formadores.


O 2° Curso Nacional de Formadores e Formadoras,realizado entre os dias 24 a 29 de janeiro, em Guarulhos-SP, contou com a presença de 62 sindicalistas, sendo 32 do sudeste, 15 do nordeste, 10 do sul e 5 do norte. Ao todo, 14 Estados estiveram presentes:  RS,SC,PR,SP,RJ,MG,BA,AL,SE,RN,CE,PA,AM e RR. Dos 62 participantes, 42 são homens e 20 são mulheres.

O evento iniciado com uma palestra sobre a Cultura pronunciada por Sergio de Carvalho, professor da USP e diretor da Companhia do Latão, também contou com a presença da Professora Liliana Lima, professora da PUC Campinas, diretora do SINPRO Campinas e da APROPUCC, desenvolveu o trabalho de formação de facilitadores do Planejamento Estratégico Situacional_PES, ferramenta importantíssima para que as entidades sindicais possam alcançar os objetivos característicos do sindicalismo classista e de João Batista Lemos, secretário adjunto de Relações Internacionais da CTB, que tratou sobre o tema Sindicalismo Latinoamericano. Na sequência, a professora Madalena Guasco, Coordenadora Geral da CONTEE discorreu sobre o tema Projeto Nacional de Desenvolvimento e Socialismo.

A última parte do curso, constituída de 5 módulos, enfocou conteúdos e técnicas relativos aos temas do curso básico de formação CTB-CES: Origem do sindicato e História do Movimento Sindical Brasileiro, Concepções Sindicais, Transformações no Mundo do trabalho e Como fazer Análise de Conjutura, ministrados pelos professores Arnaldo Lemos, Liliana lima, Roselene dos Anjos, Reginaldo Meloni, Celina Areas, Marcia Silva, Reinaldo Reis e Augusto Petta.

No final do curso foi inaugurado o blog do CES: http://www.centrodeestudossindicais.wordpress.com/
Ao final, a Celina Areas, diretora de Formação e Cultura da CTB e pelo Professor Augusto Petta, coordenador-técnico do CES, receberam sugestões para a continuidade do trabalho de formação de formadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário