30 de abr. de 2010

Em greve, professores de Governador Valadares participam de audiência pública


Os professores e professoras do município de Governador Valadares decidiram manter, por tempo indeterminado, a greve iniciada há 17 dias.

Infelizmente, não houve avanços significativos, com a esperada reunião entre Sinsem-GV (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Governador Valadares), Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura Municipal.

A reunião foi realizada para discutir a escola de tempo integral no município, ameaças de demissões e a malfadada Instrução Normativa nº 01, que entre outros, aumenta consideravelmente a jornada de trabalho dos professores(as), sem nenhuma compensação financeira. É uma das medidas mais nefastas dos últimos 30 anos e absolutamente danosa a categoria.

A categoria decidiu por continuar visitando as escolas do município. Nova assembléia está marcada para o dia 03 de maio, ás 17 horas, na sede do Sinsem-GV. Em seguida, haverá uma passeata em direção à Câmara Municipal onde, às 19 horas, será realizada uma Audiência Pública para discutir os problemas encontrados na implementação da escola de tempo integral. Também terão destaque questões relacionadas à jornada excessiva dos educadores e educadoras, estrutura precária das escolas, falta de material humano e metodológico.

O Sinsem-GV reafirma a toda a sociedade que a greve da educação está sendo realizada dentro dos marcos do bom senso e da legalidade. Portanto, quaisquer prejuízos à população serão de inteira responsabilidade do Poder Público.

Queremos contar com o apoio de toda a sociedade valadarense para a justa luta dos educadores e educadoras por uma escola pública de qualidade e pela valorização da educação.

Fonte: SInsem-GV.

4 comentários:

  1. Infelizmente, a prefeita Eliza Costa, eleita também e principalmente pelo apoio dos funcionários públicos municipais, decidiu retribuir todo o bem e apoio recebidos massacrando e tratando os professores com descaso, indiferença e desrespeito. E eu votei nela...

    Todos os direitos adquiridos ao longo de uma trajetória na educação de Governador Valadares já foram retirados ou reduzidos na administração "Fassarela" (votei nele também), e agora, para arrematar a destruição do pouco que restou da auto estima do professor, determina o aumento da jornada de trabalho sem sequer, considerar as condições de vida, de saúde e de trabalho dos professores.

    Vale ressaltar que em ambas administrações levantaram a bandeira do "PT". Dizem por aí que é o Partido do Trabalhador.

    Relatos e fatos provam que o trabalho com educação representa hoje uma atividade de risco e enorme desgaste psicológico, mas nossa prefeita e sua secretária de educação, dentro de seus gabinetes entendem que isso é pouco. Temos que pagar um preço maior, "ou se trabalha de graça, ou abandona o barco", afinal de contas... quem mandou escolherem a profissão de
    educadores?

    Professores massacrados = educação de qualidade?

    Há controvérsias...

    ResponderExcluir
  2. Moro na cidade de Governador Valadares Minas Gerais, próximo a E.M. Helvécio Dahe

    Os professores da rede municipal de ensino estão em greve, contestando a imposição feita pela Prefeita Eliza Costa e pela Secretária de Educação Sames Assunção de um aumento da jornada de trabalho sem nenhum acrescimo remuneratório, e ainda contra a implantação da escola de tempo integral sem as devidas condiçoes necessárias para tal.

    Ontem, dia 12/05/2010, por volta das 13:30h, minha casa foi invadida pelo încômodo da "música" rebolation. Para minha surpresa, o tal RUIDO VINHA DA ESCOLA e permaneceu até as 15:00h.

    Na saída dos alunos, questionei os mesmos sobre aquilo que vinha da ESCOLA. Os mesmos responderam que faltaram professores e os auxiliares de serviços estavam em curso. Como não podiam sair da escola antes das 15:00h, foram mandados para o pátio para dançar a tal música e outras. Essa foi a fala dos alunos abordados.

    UM ABSURDO!É prá isso que nossos filhos estão na ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL???

    Que administração é essa que oferece esse tipo de educação aos alunos e impoe ao professor condições indígnas de trabalho?

    ResponderExcluir
  3. o maior absurdo ea fauta de estrutura da escolas

    ResponderExcluir
  4. Concordo que as escolas de nosso país tem falhas, mas acredito que a escolha pela carreira do magistério não deveria ser baseada apenas no piso salárial, que é sabido de todos ser um salário mediano sem grande status salarial.

    ResponderExcluir