30 de abr. de 2010

Trabalhadores de Santo Antônio do Monte conquistam reajuste de 11%

Os trabalhadores e trabalhadoras da indústria de fogos de artifício de Santo Antônio do Monte, Lagoa da Prata e Itapecerica aprovaram, em assembleia no dia 29/4, o reajuste 11% negociado com o Sindiemg, entidade patronal. A assembleia foi bastante participativa e contou com a presença de mais de 400 pessoas, na sua grande maioria os ativistas da histórica greve da categoria, em junho de 2009.

Silvânia Pinto (Sindifogos) e José Nunes (Sind. Metalúrgicos de Betim, Igarapé e Bicas)

Silvânia Pinto, diretora do Sindifogos, afirmou que os trabalhadores e trabalhadoras se mantiveram unidos ao longo do processo de negociação, referendando as decisões do Sindicato em concorridas assembleias. O resultado é o aumento salarial referente ao dobro da inflação. A diretora do Sindifogos considera que a participação da categoria foi "a grande responsável pela vitoriosa campanha". Ela ainda agradeceu à CTB Minas e ao Sindicato dos Metalúrgicos de Betim, Igarapé e Bicas, que companharam todo o processo de negociação e assembleias.

 Os trabalhadores e trabalhadoras ainda conquistaram uma cesta básica anual, a ser creditada no período natalino. Ainda será montado um grupo paritário, para normatizar o trabalho aos sábados. As reivindicações por melhorias do transporte não foram atendidas pelo Sindiemg, mas a CTB vai, junto com o Sindifogos, encaminhar a questão no Ministério Público do Trabalho.

Assembleia de 29/4/2010, no Sindifogos, em Santo Antônio do Monte

Outro ponto aprovado na assembleia do dia 29/4 é a execução de uma campanha salarial e emergencial, no mês de agosto de 2010. "Os trabalhadores foram estratégicos ao aprovar a campanha emergencial, uma vez que a indústria de fogos mantém lucros abusivos, que com certeza vão aumentar ainda mais na Copa do Mundo da África do Sul", destacou José Antônio de lacerda, o Jota, vice-presidente da CTB Minas. Ele acredita que, além do evento da Fifa,  as eleições gerais também vão incrementar os lucros da indústria de fogos de artíficio de Santo Antônio do Monte.

Redação: Verônica Pimenta/Jornalista CTB Minas

Leia mais:



Um comentário:

  1. O Sindifogos vem crescendo a cada dia, graças à união dos trabalhadores e à central sindical a que somos filiados, a CTB.

    Para nós, diretores do Sindifogos, os cursos, palestras da CTB têm sido muito importante para a formação sindical, bem como para o fortalecimento da nossa entidade.

    Silvânia Pinto - Diretora do Sindifogos.

    ResponderExcluir