11 de mai. de 2010

Em greve, professores de Valadares intensificam agenda de mobilização

Educadores vão participar da última reunião ordinária do mês de maio da Câmara Municipal, passeta no dia 13 e criação do fundo de greve para demitidos


Em mais uma concorrida assembléia realizada na sede do Sindicato dos Servidores Municipais de Governador Valadares (SINSEM-GV), os educadores e educadoras do município decidiram pela continuidade da GREVE, uma vez que continua o impasse entre professores(as) e prefeitura. A Secretaria Municipal de Educação insistiu em manter a malfadada Instrução Normativa 01, que entre outras coisas aumenta consideravelmente a jornada de trabalho dos professores(as), sem nenhuma compensação financeira. Uma das medidas mais nefastas dos últimos 30 anos e absolutamente danosa à categoria.


Os educadores e educadoras repudiam de forma veemente a demissão de professores contratados que aderiram à greve e a substituição de professores efetivos grevistas por contratados. Esta medida é tão arbitrária, que NUNCA na história de Governador Valadares foi tomada por outro governo municipal.

A assembléia decidiu ainda:
- Ato Público no dia 11/05, às 18 horas, durante a última reunião ordinária da Câmara Municipal.

- Passeata e panfletagem pelas ruas centrais da cidade no dia 13 de maio, com concentração no SINSEM/GV, a partir das 16 horas.

- Ato Público na entrada das escolas municipais em datas e horários que serão divulgados posteriormente.
- Ações de mobilizações dos demais professores e conscientização da população sobre os motivos que levaram os professores à GREVE, na defesa de uma escola pública de qualidade e valorização do magistério.

Foi aprovado ainda a criação de um fundo de GREVE, com pedido de apoio e colaboração do movimento sindical, no qual todos os recursos arrecadados serão utilizados exclusivamente para a cobertura de despesas com o movimento de greve e empréstimo para os servidores demitidos ou com seus dias cortados, em valor necessário para a cobertura de contas básicas como água, luz e cesta básica padrão.

Por fim, foi feito um apelo a Prefeita Elisa Costa (PT), que sempre esteve ao lado dos trabalhadores, que atenda os educadores do município. Os educadores fazem questão de frisar que apesar de mantida a GREVE, existe por parte de todos os professores e professoras grevistas, a disposição ao diálogo e à negociação.

O SINSEM-GV reafirma a toda a sociedade que a greve da educação está sendo realizada dentro dos marcos do bom senso e da legalidade. Portanto, quaisquer prejuízos à população serão de inteira responsabilidade do Poder Público.

Fonte: Sinsem-GV

2 comentários:

  1. Bem Feito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Caro anônimo;

    A CTB Minas entende que a greve dos educadores e educadoras de Governador Valadares vai além de questões trabalhistas. Essa é também uma mobilização heróica, em defesa da qualidade na educação pública. Não é bem feito perder o emprego. Devemos respeitar o direito constitucional de greve e repudiar qualquer tipo de prática antissindical (ações sistemáticas que visam enfraquecer as mobilizações e a organização legítima dos trabalhadores).

    Contamos com sua sensibilidade;

    Respeitosamente;
    Diretoria da CTB Minas.

    ResponderExcluir