23 de jun. de 2010

Educadores de Governador Valadares podem fazer segunda greve deste ano


Em assembleia realizada na terça-feira, 22 de maio, os professores da rede municipal de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, decidiram decretar novamente estado de greve. Eles questionam o aumento da carga horária semanal de 18 para 22 módulos de 50 minutos, estabelecido pela Instrução Normativa da Secretaria de Educação Municipal, publicada no dia 18 de março deste ano.

“Os educadores manifestaram toda sua indignação, uma vez que o município quer implantar o ensino em tempo integral sem ter o mínimo de estrutura física e de material humano necessário ao funcionamento regular do projeto”, afirma um documento do Sindicato dos Servidores Municipais de Governador Valadares (SINSEM-GV).

No dia 17 de maio, os educadores suspenderam uma greve que durava 34 dias. A tentativa era resolver os conflitos envolvendo o projeto de implantação da escola de tempo integral. Foi montado um Grupo de Trabalho, integrado por trabalhadores e representantes da administração pública. O acordo não foi para a frente.

O SINSEM-GV promete agora acionar o Ministério Público e Justiça. Os educadores afirmam que vão continuar cumprindo a carga de 18 horas semanais, praticada há 30 anos. O Sindicato ainda vai propor ações individuais e coletivas contra a o município de Governador Valadares e a Secretaria de Educação, tendo como base a legislação municipal e notas técnicas do Conselho Nacional de Educação.

O presidente em exercício da CTB Minas, José Antônio de Lacerda, o Jota, reafirmou que a Central defende o ponto de vista dos trabalhadores e do SINSEM-GV. Ele destacou que esse momento carece organização e mobilização. “Essa é a única forma de fazer frente às pressões da prefeitura” destacou. Nova assembleia de trabalhadores está programada para o dia 1º de julho.

Redação: Verônica Pimenta/Jornalista CTB Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário