17 de jun. de 2010

Federação Sindical Mundial anuncia temas do seu 16º Congresso

Fonte: Blog do Osvaldo Bertolino – (ww.vermelho.org.br/blogs/outroladodanoticia)

Estimados companheiros:

Como sabem, a FSM está preparando o 16º Congresso Sindical Mundial. Anunciamos o Congresso no Primeiro de Maio deste ano porque queríamos a) simbolizar a confiança da FSM na classe operária, em sua história e seus objetivos atuais e b) dispor de tempo suficiente para debater, pensar, trocar opiniões e pensamentos, confirmando assim o caráter democrático, aberto e classista da FSM.

O anúncio do Congresso foi recebido com entusiasmo por afiliados e amigos, que nos enviaram muitas mensagens positivas. Agradecemos a todos.

Dez Questões

Queremos dar ciência a todos os nossos afiliados e amigos de dez pontos importantes.

1. Cada organização afiliada ou amiga da FSM tem direito a participar do 16º Congresso Sindical Mundial com dois delegados, que terão as despesas de alojamento em Atenas em apartamento duplo, refeições e transporte local pagos pela FSM. Lamentavelmente, não temos a possibilidade de arcar com as despesas de bilhetes aéreos. Não obstante, no caso de ser possível ajudar a alguma organização, será dada prioridade àquelas organizações sindicais que desenvolvam ações maiores de luta para o Dia de Ação, convocado pela FSM para 7 de setembro de 2010.

2. Pedimos a todos os afiliados, amigos e sindicatos independentes, aos especialistas, personalidades e lutadores que proponham temas de debate para o Congresso. Clamamos aqui para que nos enviem textos, posições, propostas, comentários e crítica, com a finalidade de enriquecer os documentos do Congresso. Os textos devem ser enviados antes do dia 30 de novembro de 2010, em um dos seguintes idiomas: inglês, espanhol, francês ou árabe. Em breve será emitida una circular mais detalhada e concreta sobre os documentos e textos.

3. Os afiliados e amigos que desejem propor mudanças nos Estatutos da FSM, poderão fazê-lo mediante o envio de propostas concretas sobre o que sugerem mudar e/ou adicionar. As propostas devem ser recebidas antes de 30 de novembro em um dos seguintes idiomas: inglês, espanhol, francês ou árabe.

4. Para homenagear o 16º Congresso Sindical Mundial começa hoje e segue até 30 de novembro de 2010 um concurso para: a) um cartaz para o 65º aniversário da fundação da FSM (1945 – 2010), b) um poema dedicado ao 65º aniversário do FSM e c) a criação musical de um poema. Os ganhadores destes três concursos assistirão ao 16º Congresso Sindical Mundial sem gratuitamente e serão homenageados em uma comemoração especial. Os poemas poderão ser enviados em inglês, espanhol, francês ou árabe.

5. Em breve será aberto um diálogo público através da Internet com perguntas, respostas, observações, etc. onde todos os afiliados e amigos poderão trocar opiniões e apresentar suas propostas.

6. Apelamos aos afiliados e amigos da FSM que enviem desde já suas contribuições financeiras em apoio ao 16º Congresso Sindical Mundial, de acordo com as decisões coletivas unânimes do Conselho Presidencial:

- Cada organização deverá enviar aos escritórios centrais em Atenas o valor de 2.000 Euros.

- Cada UIS deverá enviar 5.000 Euros.

- As organizações mais fortes deverão contribuir com os valores que já assumiram.

O PAME já iniciou na Grécia uma grande campanha popular financeira e milhares de trabalhadores já se estão empenhando para assegurar o seu êxito.

7. A partir de hoje e até a realização do Congresso todas as organizações e todos os sindicalistas militantes devem organizar atividades, seminários, conferências, etc. para promover os objetivos do 16º Congresso Sindical Mundial, conjuntamente com o 65º aniversário da FSM. Devem aproveitar a conferência anual da OIT em Genebra para dar informação e preparar em tempo seu próprio programa para o Dia de Ação, em 7 de setembro de 2010. Devem dar conhecimento dos objetivos do 16º Congresso Sindical Mundial a todos os trabalhadores e trabalhadoras, por meio de declarações, cartazes etc.

8. Todos os representantes ao Congresso, provenientes da Ásia, da África, da América Latina e do Oriente Médio necessitarão o visto Schengen para sua entrada na Grécia. Para emitir um visto Schengen, as Embaixadas dos Estados-membros da União Europeia necessitam de 30 dias. O processo é formal e estrito. Conversamos com o Ministro de Relações Exteriores da Grécia, com a finalidade de facilitar o processo de emissão de visto aos delegados. No entanto, é necessário obter antecipadamente o convite nominal da FSM e dirigir-se à Embaixada da Grécia ou Consulados autorizados.

9. O 16º Congresso Sindical Mundial contará com tradução simultânea para o inglês, espanhol, francês, árabe, russo, português e grego.

10. Para qualquer comunicação relacionada ao Congresso ou informações eventualmente necessárias, por favor entrem em contato com os escritórios centrais da FSM em Atenas, os escritórios regionais, ou as UIS. O endereço eletrônico wftu-16congress@hotmail.com já está ativado especialmente para facilitar a todos os afiliados e amigos, em assuntos relacionados ao Congresso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário