10 de ago. de 2010

Encontros Regionais debatem organização da CTB Minas


Começou no último sábado, dia 7, a série de encontros regionais da CTB Minas. O primeiro encontro aconteceu no município de Varginha, no sul do estado, com 15 representantes de entidades sindicais. Foi uma reunião de trabalho, com o objetivo de coordenar as ações da CTB e entidades filiadas.

Os participantes debateram o Planejamento Estratégico Situacional (PES), que contém as metas de organização da CTB Minas para o período de 12 meses. Os dirigentes ainda elegeram as principais agendas e mobilizações para o PES regional e o grupo responsável pelo acompanhamento das tarefas.


Landro Carneiro (de pé), Jota (à direita) e Gelson Alves

Conjuntura e Unidade Sindical

José Antônio de Lacerda, o Jota, presidente em exercício da CTB Minas, abriu um encontro com uma análise de conjuntura. Ele focalizou as eleições de 2010, recomendando que as lideranças promovam o debate e orientem os demais trabalhadores a votar em candidatos comprometidos com a classe.

Corroborando com a fala de Jota, a companheira Cibele Pinheiro Corrêa, do Sinpro Poços de Caldas, destacou que esse processo de debate deve ainda estimular a participação das mulheres na vida política, como eleitoras ou candidatas.

Leandro Carneiro Batista, diretor regional da CTB Minas, destacou que a central já começa a ser referência para os movimentos, e tem sido fundamental para articular a unidade com as demais centrais e movimentos sociais. Essa capacidade foi demonstrada, na avaliação do diretor, em atividades realizadas em datas como o Dia Internacional do Trabalhador, 1º de maio.

Saúde do Trabalhador

Os participantes do encontro também elegeram como prioridade a militância pela saúde do trabalhador. Edson Rui da Costa, do Conselho Municipal de Saúde de Poços de Caldas, sugeriu à CTB fazer-se mais presente nos principais fóruns de debate sobre a saúde do trabalhador, nas esferas municipais, estadual e federal.

Adriana Carvalho, diretora do Sindicato dos Servidores Municipais, destacou que a CTB poderia estar à frente do Movimento Sindical, numa eventual campanha em defesa da saúde do homem. A base para essa mobilização seria a Política Nacional de Saúde do Homem, ainda em implementação pelo SUS. Gelson Alves, Secretário de Imprensa e Comunicação da CTB Minas, informou que as sugestões são bem-vindas, e vão entrar na pauta da Diretoria Plena.

A diretoria executiva da CTB Minas foi representada por José Antônio de Lacerda, o Jota, Gelson Alves e Milton Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário