22 de out. de 2010

PV mineiro e 430 municípios declaram apoio a Dilma


Prefeitos de Minas Gerais e de outros estados brasileiros reforçaram o apoio à candidata Dilma Roussef (PT) nessa sexta-feira (22/10). O encontro com a candidata aconteceu no Iate Clube de Belo Horizonte. Estiveram presentes prefeitos e representantes de 430 municípios, sendo 18 de capitais.

O ecletismo partidário marcou o evento. Mesmo políticos filiados a partidos da base do candidato tucano não se intimidaram em pedir votos para Dilma. Declararam apoio o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, e o de Belém, Duciomar da Costa, ambos do PTB. “Tem até prefeita do DEM em Encontro c/ @Dilmabr”, afirma o endereço do Twitter “Dilma na Rede”, referindo-se a Dinair Isaac, prefeita de Capinópolis, no Triângulo Mineiro.


Dilma Roussef também recebeu o apoio do ex-candidato a governador de Minas pelo PV, José Fernando Aparecido. No ato político, ele afirmou que a maioria da militância verde no estado está com a candidata petista nesse 2º turno. Micarla de Souza, prefeita de Natal (RN), também esteve presente. Ela é a única prefeita do PV em uma capital brasileira.

"Preciso dos prefeitos, da ajuda de todos, para erradicar a miséria no Brasil", declarou Dilma. Um grande esforço seria universalizar o Programa Bolsa Família para a totalidade da população que necessita. Dilma ainda se comprometeu a fazer uma “gestão municipalista”, com piso mínimo para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). As cidades pequenas também teriam recursos reservados especialmente para a educação e reforma de escolas.

Dilma promete mudar marco regulatório da mineração

Uma grande justificativa para o apoio de lideranças do PV mineiro é o compromisso de Dilma com uma nova política de mineração. Essa foi uma das propostas da campanha do PV para o governo do estado. Minas Gerais é responsável por 12% da produção mundial e 76% da brasileira. As economias de Pará, Bahia e Espírito Santo também dependem, em boa parte, do minério.

Durante o encontro em Belo Horizonte, Dilma declarou que o marco regulatório da mineração “precisa ser compatibilizado com os padrões internacionais”. A nova legislação, almejada pelos ambientalistas e municípios produtores, inclui a proposta de agregar mais valor ao produto, com menores índices de exportação in natura, além de um novo sistema para a cobrança dos royalties.

Dilma Roussef ainda recebeu camisas dos maiores clubes de futebol do estado: Cruzeiro, Atlético e América. Integrantes da sociedade civil também entregaram manifestos. Um deles foi apresentado pelo diretor teatral Pedro Paulo Cava, assinado por 300 artistas.

O presidente da CTB Minas, Gilson Reis, representou a central no encontro. Ele destaca que, nos próximos oito dias, a militância deve continuar ocupando as ruas. “Vamos consolidar os votos para Dilma, para que tenhamos a condição de colocar a agenda dos trabalhadores como plataforma política no próximo governo”, declarou.

Nesse sábado (23/10), os movimentos sociais de Belo Horizonte promovem mais um ato público de apoio a Dilma Roussef. É o “Abraço na Avenida do Contorno”, uma das maiores da capital. A agenda de campanha prevê que Dilma retorne a Belo Horizonte, para participar do Abraço.

Redação: Verônica Pimenta
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário