15 de out. de 2010

Servidores de Unaí estão em greve


Os servidores públicos municipais de Unaí, no noroeste mineiro, estão em greve desde o dia 8 de outubro. De acordo com o Sindicato da categoria, é reivindicado o reajsute de 5,22%. Os trabalhadores também querem a aplicação da progressão salarial, conforme determinado pela Lei Municipal 2.080, de 2003,  também chamada de  Estatuto do Servidor. A lei garante o reajuste anual,  mediante avaliação de produtividade e disponibilidade financeira.


De acordo com José Maria Alves da Silva, vice-presidente Sindicato dos Servidores Municipais de Unaí, é a primeira greve realizada pela entidade, legalizada há 4 anos. Uma associação de servidores funciona desde 1.987. Em reunião com os representantes da categoria, um representante da prefeitura teria  condicionado os reajustes ao aumento de arrecadação.

Segundo o representante da prefeitura, os investimentos em pagamentos já estariam próximos de 54% , estabelecidos pelo inciso III, artigo 20 da Lei de Responsabilidade Fiscal. De acordo com o sindicato, Unaí tem cerca de 1.800 servidores efetivos, além dos 2.400 terceirizados.Os trabalhadores exigem uma reunião diretamente com o prefeito Antério Mânica (PSDB).  Não há previsão para a assembleia.


Leia mais: 

 Antério Mânica é flagrado fazendo campanha para José Serra em carro oficial.
 Grevistas fazem passeta em Unaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário