28 de fev. de 2011

CTB Minas tem nova Secretária de Juventude

Juliana de Souza Matias, jovem trabalhadora rural é a nova Secretária de Juventude da CTB Minas. Ela foi empossada e apresentada formalmente à Diretoria Plena no dia 25 de fevereiro, em Belo Horizonte. A moça substitui Tiago Santana, que agora se dedica integralmente às atividades como diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações de Minas Gerais (Sinttel-MG).

Juliana de Souza Matias tem 24 anos, é natural de Bugre, município do Vale do Rio Doce. Foi criada com avós maternos, que ainda residem na cidade, e faz questão de incluir na biografia a convivência com a bisavó, de 80 anos. Há pouco mais de um ano, a jovem vem se destacando em atividades do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Minas Gerais (Fetaemg).


A nova Secretária da CTB Minas desponta como quadro do Movimento Sindical. Ela já possui experiência no trabalho com programas de habitação rural e, atualmente, é tesoureira do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bugre. No início de 2010, Juliana de Souza Matias passou também a compor a coordenação de juventude da Fetaemg, tendo sido eleita para a regional Vale do Rio Doce.

Durante sua apresentação oficial à Diretoria da CTB Minas, Juliana destacou que a juventude é um dos grandes desafios para o Movimento Sindical. “Quando se fala em juventude, há um discurso que não tem cabimento. As pessoas falam que o jovem é o futuro do Brasil, do Sindicato, da propriedade, mas se não trabalharmos com esse jovem, para onde ele vai? Com quem vai se identificar?”, questiona.


Juliana destacou o compromisso com a divulgação e fortalecimento das políticas públicas para a juventude, além da luta para incluir essa parcela de trabalhadores, “sedentos por participação”. Ela também acredita que a mobilização da juventude pode contribuir para integrar cidade e campo, que teriam as mesmas necessidades: emprego e geração de renda. “Não devemos lutar apenas por categorias de grupos específicos. Nosso desafio é lutar por todos os trabalhadores, sejam eles de nossa base ou não”, completa.

Redação: Verônica Pimenta/Jornalista CTB Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário