21 de nov. de 2012

Câmara aprova adicional de periculosidade de 30% para vigilantes


Após muita luta do Sindicato dos Vigilantes de Minas Gerais, da Federação Interestadual dos Vigilantes (FITV) e da Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), a Câmara dos Deputados aprovou, no último dia 13, a emenda do Senado ao Projeto de Lei 1033/03, que estende o adicional de periculosidade aos vigilantes e seguranças privados por conta do risco de roubos e outros tipos de violência física.
O projeto do adicional de periculosidade, de autoria da ex-deputada e hoje senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), corresponde a 30% do salário, exceto gratificações, prêmios ou participações nos lucros das empresas.
O benefício também será devido aos trabalhadores das atividades de segurança pessoal e patrimonial. A emenda do Senado, entretanto, excluiu do projeto da Câmara o direito ao adicional de periculosidade para atividades sujeitas a acidentes de trânsito e de trabalho.
Outra novidade da emenda é a permissão para descontar do adicional outros valores de mesma natureza já concedidos ao vigilante em razão de acordo coletivo.
“Foram mais de dez anos de luta incansável, que incluiu pressões, passeatas, reuniões e audiências, mas, finalmente, alcançamos esta importante vitória para a categoria”, comemorou o presidente do Sindicato, Romualdo Alves Ribeiro (foto).
Mas a luta ainda não acabou, lembra. “Agora, o próximo passo é garantir a sanção do Projeto pela presidenta Dilma Rousseff. Nesse sentido, contamos mais uma vez com a mobilização de todos os vigilantes de Minas”, conclama o presidente do Sindicato.
Sanciona Dilma!
Segundo Romualdo, com a grande vitória obtida no Congresso Nacional, agora é hora de pressionar o Palácio do Planalto para garantir a sanção do Projeto de Lei pela presidenta Dilma.
“Vamos lançar mão de todos os recursos possíveis, como as redes sociais, telefonemas e e-mails. Se preciso for, marcharemos novamente à Brasília para defendermos a sanção do PL 1033”, avisou.
Fonte: Sindicato dos Vigilantes de Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário