27 de jun. de 2013

Postura de Anastasia sobre protestos leva curso de direito da UFMG a retirar medalha do governador

Insatisfeitos com a postura do governador de Minas, Antonio Anastasia, diante dos protestos que ocorrem em Belo Horizonte, com confronto entre a Polícia Militar e os manifestantes, um grupo formado por professores, estudantes e ex-alunos do curso de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) pretende retirar uma homenagem concedida ao político.
A medalha “José Carlos da Mata Machado” foi entregue em 2008 a diversas personalidades que tiveram relação importante com o Centro Acadêmico Afonso Pena (CAAP), incluindo o governador, em ocasião do centenário do departamento. Porém, os representantes do CAAP reclamam que Anastasia deixou de merecer a condecoração.
De acordo com o estudante Felipe Gallo, presidente do Centro Acadêmico, a medida foi tomada na terça-feira (25), após uma assembleia entre os integrantes da repartição. “O governador lutava por direitos que são semelhantes aos nossos e teve um vínculo relevante com a faculdade, mas agora está do ‘outro lado’ ”, explica.
Personagem histórico
O nome da honra se refere a José Carlos Novaes da Mata Machado, um aluno de Direito da UFMG que participou dos protestos durante a ditadura militar no Brasil e acabou morto pelo regime em 1973. Ele foi um dos dirigentes da Ação Popular Marxista-Leninista.
Natural do Rio de Janeiro, José Carlos entrou para a faculdade em 1964, com a primeira colocação no vestibular para o curso. Posteriormente, em 1967, o jovem assumiu a presidência do CAAP e se tornou um dos estudantes mais influentes na instituição.

Fonte: Jornal Hoje em Dia. 

Um comentário:

  1. Tenho a acrescentar que até agora o governador Antonia Anastasia,não atendeu nenhuma reivindicaçao do movimento,as passagens dos onibos da região metropolitana não foi reduzida o transporte público continua péssimo,os professores continuam com baichos saláris,a segurança pública abandonada,Sr. Governador os mineiros querem solução.

    ResponderExcluir