9 de jul. de 2013

CTB Minas convoca entidades e trabalhadores para o 11 de julho – Dia nacional de lutas com greves e mobilizações

A CTB Minas convoca a todas as entidades filiadas e os trabalhadores e trabalhadoras para as manifestações que serão realizadas em todo o Estado nesta quinta-feira (11).
O “Dia nacional de lutas com greves e mobilizações”, que tem como lema “Pelas liberdades democráticas e pelos direitos dos trabalhadores”, é uma iniciativa das centrais sindicais CTB, CUT, UGT, CSB, NCST, CGTB, CSP-Conlutas e FS.
Em Belo Horizonte, um grande ato público será realizado na Praça Sete, no coração da cidade, a partir das 8h.
Para o presidente da CTB Minas, Marcelino da Rocha, os movimentos sindicais e sociais, que sempre lutaram em defesa dos direitos dos trabalhadores e da população, têm que demonstrar unidade e ocupar seus espaços neste momento em que milhões de brasileiros têm ido às ruas protestar por mudanças.
“Nosso papel será levantar as bandeiras de lutas da classe trabalhadora e incorporar as reivindicações que vêm das ruas. As reclamações da população são justas, mas há tempos temos propostas concretas para que o Brasil se desenvolva, previstas na Agenda da Classe Trabalhadora, documento formulado pelas centrais em 2010, durante a segunda Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat)”, disse Marcelino.
Ele acrescenta que “as centrais e sindicatos filiados devem demonstrar sua capacidade de articulação e contribuir para que essa onda de manifestações tome um rumo progressista, no sentido de trazer melhorias concretas para a classe trabalhadora e de impedir que qualquer movimento antidemocrático ganhe força perante a sociedade”.
As centrais sindicais definiram nove bandeiras de lutas como fundamentais na atual conjuntura - cuja lista foi entregue à presidenta Dilma Rouseff, no dia 26 de junho, em Brasília - que deverão ser destacas nas manifestações:
- Fim do fator previdenciário;
- 10% do PIB para a Saúde;
- 10% do PIB para a Educação;
- Redução da jornada de trabalho para 40h semanais, sem redução de salários;
- Valorização das aposentadorias;
- Transporte público e de qualidade;
- Reforma agrária;
- Mudanças nos leilões de petróleo;
- Rechaço ao PL 4.330, sobre a terceirização.

Fonte: CTB Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário