26 de set. de 2013

Diretor da CTB Minas participa da visita da Comissão da Verdade ao DOI-Codi no Rio de Janeiro

Sindicalistas, representantes de movimentos sociais e de partidos políticos participaram de uma visita da Comissão da Verdade e do Ministério Público ao 1º Batalhão da Polícia do Exército, no Rio de Janeiro, no último dia 23 de setembro.
No local, funcionou o Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi), principal centro de tortura e assassinatos durante a ditadura militar (1964-1985).
O grupo quer o tombamento do prédio e informações de desaparecidos. A visita às dependências do Exército faz parte da campanha para que o local seja tombado e transformado em um centro de memória.
Além disso, a comissão entregou um ofício com pedidos de informações sobre os prisioneiros políticos que passaram pelo DOI-Codi durante a ditadura, registros sobre servidores que atuaram no departamento e também sobre o atentado à bomba na OAB, em agosto de 1980.
Toda a permanência na comissão e dos parlamentares no local foi filmada e fotografada pelo Exército. Já a imprensa não teve autorização para acompanhar a visita.
Um grupo de estudantes montou um varal em frente ao Batalhão com
fotos de mortos e desaparecidos da ditadura, entre eles Wladimir Herzog. Na manifestação, que ocupou uma faixa da Rua Barão de Mesquita, também estava presente o grupo Tortura Nunca Mais.
Centro de memória
Para o diretor de Política Educacional da CTB Minas e do Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Sinpro Minas), José Carlos Áreas (foto), professor e um dos presos políticos que passou pelo local, a atividade coordenada pela Comissão da Verdade é mais um passo para a criação de um centro de memória do período da ditadura militar.
“Esse espaço deve se tornar referência para as próximas gerações e para que não existam mais ações ditatoriais, como torturas e perseguições e que o nosso País siga em um processo de desenvolvimento democrático que respeite o ser humano e priorize o debate de ideias”, disse.
A comitiva contou com a participação do presidente da Comissão Estadual da Verdade do Rio, Wadih Damous, do senador do PSOL-AP Randolfe Rodrigues, o senador João Capiberibe (PSB-AP) e das deputadas federais Luiza Erundina (PSB-SP) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ).
O policiamento foi reforçado no local. No documento entregue ao Exército, há ainda pedidos de informações relacionadas às seguintes pessoas mortas e desaparecidas, a maioria com passagem pelo DOI-Codi: Mario Alves, Celso Gilberto de Oliveira, Rubens Paiva, Raul Amaro Nin Ferreira, Antônio Joaquim de Souza Machado, Carlos Alberto Soares de Freitas, Gerson Theodoro de Oliveira, Mauricio Guilherme da Silveira, Aluízio Palhano Pedreira Ferreira, Walter Ribeiro Novaes, Heleni Telles Ferreira Guariba, Paulo de Tarso Celestino Silva, José Raimundo da Costa, Paulo Costa Ribeiro Bastos, Sérgio Landulfo Furtado, Umberto A. Câmara Neto, João Batista Rita, Joaquim Pires Cerveira, Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira, Eduardo Collier Filho, David Capistrano da Costa, José Roman, Luiz Ignácio Maranhão Filho e Walter de Souza Ribeiro.

Fonte: Sinpro Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário