25 de abr. de 2014

9º Congresso da Fetaemg define diretrizes operacionais e elege nova diretoria




Com o tema “Unidade para o Fortalecimento do Movimento Sindical” a Fetaemg realiza de 06 a 09 de maio o seu 9º Congresso Estadual de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Minas Gerais (CETTR) com o objetivo de  definir suas diretrizes operacionais e eleger as Diretorias Executiva e Regional, Coordenação da Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Conselho Fiscal e respectivos suplementes, os quais integrarão o conjunto da Direção e Representação da entidade no período de junho/2014 a junho/2018.

O presidente da Fetaemg, Vilson Luiz, diz que o Congresso é também o momento para avaliar a atuação do MSTTR nos últimos quatro anos. Ele explica que o desafio é mais do que eleger uma nova diretoria da Fetaemg, é também traçar uma mudança de postura do Movimento Sindical, voltada para a necessidade de apresentar projetos e propostas que realmente venham de encontro às necessidades da categoria. “O Congresso é o momento para refletirmos sobre a atuação do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, levando em conta os desafios que exigem uma postura mais firme para defender os interesses da categoria e lutar por políticas públicas para o campo.”

Vilson ressalta ainda que diante da atual conjuntura, é fundamental aprofundar o debate em relação à unicidade sindical. “Nesse momento, em especial, é muito importante buscarmos a unidade dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e o fortalecimento dos Sindicatos, pois assim vamos avançar em nossas lutas, seja na questão agrária, agrícola, assalariamento rural e previdenciária. Para isso, vamos chamar a atenção para a necessidade dos trabalhos junto às bases, pois o sindicalismo, a militância são feitos pela base. E o trabalhador precisa compreender a importância de se garantir a unicidade sindical, com estruturas fortes que possam representá-lo.”

Cerca de 300 Sindicatos de Trabalhadores Rurais, em dia com seus deveres, de acordo com o estatuto da Fetaemg, participam do 9º Congresso, sendo cada um representado por dois delegados (um homem e uma mulher), com direito a voz e a voto, eleitos durante as assembleias.

As propostas para serem votadas durante o Congresso serão apresentadas em um documento base, divididas por áreas de atuação da Fetaemg, organizadas em oito Comissões Temáticas: Auto Sustentação Financeira e Gestão Sindical; Reforma Agrária e Meio Ambiente; Política Agrícola e Cooperativismo;; Assalariados e Assalariadas Rurais; Políticas Públicas e Sociais, Previdência e Assistência Social; Contra a discriminação da mulher, sua emancipação e ampliação de sua participação na sociedade e no MSTTR; Estrutura, Organização, Formação e Comunicação Sindical; Ampliação da participação de jovens e 3ª idade e políticas de igualdade racial.

As proposta aprovadas pelos delegados e delegadas  no 9º CETTR  definirão as diretrizes operacionais da Fetaemg para os próximos quatro anos.

A realização do 9º Congresso tem as parcerias da Contag, da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Minas Gerais (Senar-MG).




Fonte: Fetaemg

Nenhum comentário:

Postar um comentário