22 de out. de 2015

CTB-MG cria Núcleo Saúde e intensifica debate sobre saúde do trabalhador


A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) em Minas Gerais se organiza para ampliar o debate em torno da saúde da classe trabalhadora. Para construir uma pauta única dos ctebistas sobre o tema, a Central criou o Núcleo Saúde em Minas Gerais. Em reunião nesta quinta-feira (22/10) na sede da CTB-Minas, membros do Núcleo traçaram as demandas para organizar os sindicalistas. A atuação da CTB na Conferencia Nacional da Saúde, que ocorre em dezembro deste ano, está entre os objetivos do grupo.

Durante a reunião também foi reafirmado a importância dos sindicatos preencherem a o formulário encaminhado pelo Fórum Sindical e Popular de Saúde e Segurança do Trabalhador(a) (FSPSST). Os sindicatos receberam por e-mail o questionário para retratar como é o atendimento dos trabalhadores/as, na área de abrangência de sua entidade/sindicato (na sua base) quando necessitam do INSS e dessa forma reunir argumentos para audiência pública que será realizada para tratar o assunto. O formulário pode ser solicitado também na CTB-Minas.

Para a coordenadora do Núcleo Saúde e secretária de Saúde da CTB-Minas, Roberta Mayrink, a necessidade da CTB é articular os trabalhadores em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), em defesa dos direitos dos trabalhadores, a favor da pericia médica pela saúde pública, contra as Medidas Provisórias (MP) 664 e 665. Além disso, é importante ressaltar aos dirigentes sindicais a inclusão de cláusulas da saúde do(a) trabalhador(a) nos acordos coletivos assinados com o patronal.   

O coletivo mineiro também se articula com a iniciativa nacional da CTB. De janeiro de 2015 para cá, já foram três encontros realizados para discutir a saúde do trabalhador. Em janeiro o encontro ocorreu no Rio de Janeiro, maio em Minas Gerais e setembro em São Paulo.

 A CTB-MG chama atenção dos ctbistas mineiros para as atividades propostas pelo coletivo e incorporarem as agendas em seus sindicatos. Nova reunião do Núcleo Saúde da CTB-Minas foi agenda para 19 de novembro às 09 horas na sede da CTB.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário