30 de mai. de 2018

CTB Minas realiza plenária metropolitana para deliberar ações futuras




Conjuntura e mobilização da classe trabalhadora também foram discutidos.



No final da tarde dessa terça-feira (29) as lideranças dos sindicatos da região metropolitana de Belo Horizonte filiados à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) Minas, se reuniram na central para a realização de uma plenária.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), Gilson Reis expôs fatos importantes sobre a conjuntura atual e a relação com a conjuntura internacional. 

Para os presentes, a greve dos caminhoneiros e caminhoneiras do país teve o apoio da população pois o preço está muito alto pelo petróleo e seus derivados como o gás de cozinha que atinge toda a sociedade. Além disso, os empresários dos transportes de cargas, que incentivaram as greves, deram todo o suporte. Vista como um “lockout”, quando a paralisação é realizada pelos patrões, a fim de pressionar os funcionários, para resolverem os seus problemas e aumentarem suas margens de lucros. Assim que o governo sinalizou para resolver os problemas dos empresários das grandes corporações de imediato aceitaram a proposta do governo. O Governo negociou com os grandes empresários deixando de lado os autônomos e os trabalhadores.



A crise é reflexo da política equivocada do governo na gestão da Petrobras que retira o óleo e refina fora do país, vende o patrimônio como o pré-sal para as grandes corporações de petróleo mundial. Uma política entreguista e submetida aos interesses internacionais e aos especuladores da bolsa elevando os preços do petróleo e seus derivados, sufocando os(as) trabalhadores(as) assalariados(as) do país.

A nomeação de Pedro Parente para presidente da Petrobras, demonstra toda a política entreguista do governo do maior patrimônio brasileiro, que serviria para investir em saúde, educação, moradias populares, entre outras, para a população.

Após exposições diversas, os líderes sindicais ressaltaram o risco de não haver eleições 2018; a ameaça à soberania nacional; a necessidade de enfrentamento de todas as medidas contra a liberdade dos trabalhadores e trabalhadoras e a defesa das eleições democráticas; a importância em disputar as massas e construir uma frente ampla; além de organizar plenárias para dar o tom político à luta popular.



ENCAMINHAMENTOS

Gilson Reis propôs que as seguintes palavras de ordem sejam colocadas como padrão em todos os materiais da CTB Minas e dos cetebistas: Fora Parente e Eleições Diretas Já!



Foi encaminhado então que os sindicatos ligados à CTB confeccionem materiais que coloque em debate a política do governo golpista, orientando a sociedade e a classe trabalhadora. Além de defender os metroviários; aderir à greve dos petroleiros; defender a soberania nacional e a democracia; não permitir a entrega do patrimônio brasileiro ao capital estrangeiro.



Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil
Assessoria de Comunicação (31) 3271-6673
E-mail: imprensactbminas@gmail.com
Curta a fan page facebook.com/ctb.minas  



Nenhum comentário:

Postar um comentário