17 de jul. de 2018

Gilson Reis: O Brasil passa pelo momento mais agressivo e crítico de retirada de direitos dos trabalhadores


O vereador de Belo Horizonte, Gilson Reis (PCdoB), participou no último sábado (14/07) da reunião da diretoria plena da Federação Interestadual de Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – FITEE.
Gilson foi convidado a fazer a análise de conjuntura, pela qual foi muito aplaudido pelos participantes do evento pela sua clareza, acuidade analítica e discernimento da realidade.
O vereador, que também é coordenador-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE), ressaltou a crise político-econômica brasileira, contextualizando a mesma em um cenário mundial de crise do capitalismo, e o esforço que os representantes das forças produtivas fazem para resgatar o capital e os lucros em cima da classe trabalhadora. Ou seja, a recuperação dos ganhos do capital, como é observado também historicamente, se dá através da precarização das relações de trabalho e retirada de direito dos trabalhadores. O Brasil, dentro desse contexto, passa pelo momento mais agressivo e crítico de retirada de direitos dos trabalhadores, com diversos ataques inclusive à CLT e à organização da classe trabalhadora em sindicatos.
Ao final, Gilson apontou que o caminho que se vislumbra para a classe trabalhadora tem que passar pela resistência e fundamentalmente pela união dos trabalhadores. Outra atitude que merece destaque é tentar compor maioria de trabalhadores nos parlamentos, pois a classe do capital financeiro já se encontra bastante representada nos legislativos e, se não elegermos trabalhadores para o parlamento, se torna mais difícil o desafio proposto de retomada da dignidade dessa classe.
Seguiu-se um debate muito profícuo com os presentes a partir dos elementos conjunturais expostos por Gilson Reis.

Texto e Foto: Clara Barreto


Nenhum comentário:

Postar um comentário