11 de jul. de 2018

Vice-presidente do Sindicado dos Músicos de Minas Gerais recebe título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte na próxima quarta-feira


O músico percussionista José Natividade, mais conhecido como Zeca Magrão, atual vice-presidente do Sindicato dos Músicos Profissionais de Minas Gerais (Sindimúsicos), irá receber o Título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte, dia 18 de julho, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, concedido pelo vereador Gilson Reis (PCdoB). Magrão nasceu na cidade de São Luiz (MA) e mora na capital mineira há 32 anos.

Há três anos, o percussionista é um dos integrantes do Movimento nos Bares da Vida – grupo que luta pela classe musical da cidade. Recentemente, os músicos, com o apoio de alguns vereadores, entre eles Gilson Reis (PCdoB), conseguiram derrubar uma norma da Prefeitura de Belo Horizonte que prejudicava a categoria.

“Hoje, as manifestações culturais na cidade são entendidas como atividades subsidiárias de entretenimento. Antes, com a Lei número 9.505/2008, o antigo Código de Postura da Prefeitura, o trabalho dos músicos não tinha esse reconhecimento”, explica Magrão.

Sobre o título que irá receber, o músico afirma que é um reconhecimento importante para todos da classe musical. “Não esperava receber esse título de cidadão honorário. Por ser nordestino, também já sofri muito preconceito. Então, acredito que esse reconhecimento consolida essa trajetória. Sou maranhense, sou do mundo, sou Minas Gerais”, lembra ele.

Magrão está em Minas Gerais desde 1986, quando participou do 1º Seminário Brasileiro de Música Instrumental em Ouro Preto, organizado pelo músico Toninho Horta. Desde então, Magrão já acompanha vários artistas como Saulo Laranjeira, Saldanha Rolim e Dona Jandira. Recentemente, ele participou do álbum da banda Jota Quest

Imprensa CTB Minas

                                          Zeca Magrão / Foto: Arquivo Pessoal



Nenhum comentário:

Postar um comentário